Barbosa e outros seis municípios da região receberão recursos para turismo
Região
Município receberá R$ 615 mil da Dadetur, vinculado à Secretaria de Turismo do Estado de SP
Ivan Ambrósio 19/12/2021Barbosa está entre as sete cidades da região contempladas com recursos a serem investidos em obras e melhorias na infraestrutura turística. O anúncio foi feito essa semana pelo vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB), durante visita a Araçatuba. O município receberá R$ 615 mil da Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), vinculado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.
Com a formalização, fica garantido o fluxo financeiro para a execução das obras. Ao todo, serão R$ 8 milhões para a região. Ilha Solteira e Pereira Barreto, reconhecidos como estâncias turísticas, receberão os maiores valores, sendo R$ 2,5 milhões destinados para cada. Assim como Barbosa, as demais contempladas, classificadas como MITs (Municípios de Interesse Turístico), são Araçatuba, que receberá R$ R$ 537 mil, Buritama, Itapura e Sud Menucci, com R$ 615 mil cada.
ESTADO
Em todo o Estado, serão destinados R$ 400 milhões para obras e melhorias de infraestrutura de 210 cidades turísticas, sendo 70 estâncias e 140 MITs. Salvo este valor, divididos em 350 convênios, em 2021 foram saldados os restos a pagar de gestões anteriores, que chegaram a R$ 100 milhões. Além de deixar as cidades turísticas mais bem preparadas, as obras ajudam na manutenção de empregos em outros setores, como construção civil, transportes e comércio em geral.
Desde 2019, já foram liberados R$ 527 milhões para as cidades turísticas. A secretaria e o Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenos Empresas de São Paulo) assinaram um termo de parceria para capacitar empresários e agentes públicos na obtenção de crédito orientado para a retomada dos negócios. O programa será dividido em atividades presenciais, híbridas e online, com consultorias individualizadas, que cobrirão as 49 regiões turísticas do estado.
Os atendimentos terão início na segunda quinzena de janeiro. Serão três eixos: mobilizar e sensibilizar os empresários do setor sobre o programa e a disponibilidade de linhas disponíveis no mercado; capacitações, consultorias individuais e oficinas para elaboração de projetos; e orientação com foco no acesso ao mercado, oferecendo ferramentas para a formatação de produtos turísticos competitivos.
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