Barbosa receberá equipamentos da Defesa Civil de São Paulo
Região
Convênios entregarão viaturas, ferramentas e kits
Ivan Ambrósio 24/06/2023Barbosa está entre os municípios da região de Araçatuba que receberá equipamentos em mais uma ação de fortalecimento do Sistema de Proteção e Defesa Civil de São Paulo.
Os convênios entregarão viaturas tipo caminhonete e kits com equipamentos para combate a incêndios florestais, motosserras, geradores, balsas infláveis, lanternas, rádios comunicadores, torres de iluminação, kits de sinalização e sopradores.
O investimento em veículos e equipamentos soma R$ 11,6 milhões. Além de Barbosa, foram contemplados também Bilac, Clementina, Guaraçaí, Piacatu e Sud Mennucci. “É nosso dever equipar a Defesa Civil, principalmente no que diz respeito à tecnologia, para que a gente possa estar sempre preparado para o enfrentamento de questões que serão cada vez mais rotineiras. Precisamos de municípios aptos e resilientes”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
“Desde o início do ano, estamos se dedicando a dar prontamente a resposta. Muitos municípios tiveram estragos com as chuvas, e a gente sabe o quanto essa infraestrutura é importante. A Defesa Civil tem conseguido atuar junto com a assistência, aporte de material e, num segundo momento, com as correções estruturais, proporcionando a recuperação desses equipamentos”, completou.
PRÊMIO
O governo estadual ainda entregou para 66 cidades o prêmio Municípios Resilientes. A aferição é feita com base nos indicadores de gestão do Índice de Efetividade da Gestão Municipal do programa Município Verde Azul, e da campanha Construindo Cidades Resilientes, da Organização das Nações Unidas.
O programa foi criado em 2019 para estimular os municípios paulistas a adotar políticas e ações de redução de risco de desastre e ampliar o acesso a recursos para execução de obras, promoção de estudos de prevenção e aquisição de equipamentos.
Nesta edição, os três municípios com maior pontuação e que recebem o prêmio são Campinas com grau ouro; São José do Rio Preto, com grau prata; e Vinhedo, com grau bronze. Estiva Gerbi, Santo Antônio da Alegria e Bebedouro tiveram destaque na evolução da resiliência.
Na região de Araçatuba, Ilha Solteira obtive 70 pontos ou mais e recebeu certificado. Lins, que fica a 45 quilômetros de Penápolis, também foi contemplada. (*) Com informações da A/I do Governo de SP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.