Biometria: eleitores com títulos suspensos já podem regularizar situação
Cidade
Prazo para a normalização vai até 6 de maio e agendamento somente é feito no site do TRE-SP
Ivan Ambrósio 07/01/2020Os eleitores que ficaram com o título suspenso por não terem feito a biometria podem, desde ontem (6), regularizar sua situação perante a Justiça Eleitoral e, assim, votar nas eleições municipais que acontecem em outubro deste ano e evitar uma série de prejuízos e sanções por causa da falta de documento.
Na microrregião, faltam 14.974 eleitores fazerem a biometria. A fatia maior do montante está em Penápolis, com 11.687. Avanhandava vem em segundo lugar, com 984, seguido por Barbosa (619). Os que fazem parte deste roll já podem agendar o atendimento no cartório eleitoral.
O procedimento é feito exclusivamente pela internet, no site do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo). Na página – www.tre-sp.jus.br -, eles devem clicar numa caixa amarela, no alto, do lado direito, tendo os dizeres: “agendamento; agende aqui o seu atendimento para o cadastro da biometria”.
Lá, há todos os passos para marcar. Quando forem ao cartório, os eleitores terão de levar os seguintes documentos: comprovante de endereço em nome do eleitor; um documento de identificação (pode ser RG original, carteira de trabalho, certidão de nascimento ou certidão de casamento); comprovante de quitação do serviço militar (homens com idade entre 18 e 45 anos) para o primeiro título; e título de eleitor e comprovantes de votação, se tiver.
Não será aceita a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para o primeiro título por não conter nacionalidade/naturalidade. O passaporte somente será aceito se for o modelo que contenha também a filiação. Todo documento apresentado deve conter nome atual e sem abreviaturas (inclusive de filiação), caso contrário, deverá ser apresentado documento complementar que contenha o nome completo.
Fazendo a regularização, o eleitor hoje com impedimentos poderá participar do pleito de outubro. O prazo para a normalização vai até 6 de maio. Encerrado esse prazo, fecha-se o cadastro para a eleição e não haverá mais como tirar a biometria para a pleito deste ano, tendo o documento cancelado.
CADASTRO
O prazo para cadastramento biométrico foi iniciado em fevereiro e terminou em 19 de dezembro do ano passado. A obtenção desse registro é uma exigência da Justiça Eleitoral para a votação em 2020. Além do impedimento de votar, os eleitores sem biometria ficam proibidos de obter empréstimos bancários, fazer inscrições em concursos públicos, conseguir emissão de passaporte e CPF, entre outras restrições.
No Estado, as cidades da região estão em uma lista de 478 – um universo de 11,5 milhões de eleitores – em que a biometria será obrigatória a partir de 2020. De acordo com o TRE-SP, foram 7,3 milhões de eleitores cadastrados, o que corresponde a 97% da meta estipulada.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.