Birigui endurece regras e fecha supermercados aos domingos
Região
De segunda a sábado, estabelecimentos do ramo poderão atender até as 19h; outros segmentos também têm restrições
Da Redação 01/07/2020Com os números de contaminação pela covid-19 em ascensão e a ocupação máxima da UTI instalada na Santa Casa para atender os casos do novo coronavírus, a Prefeitura de Birigui (SP) publicou nesta terça-feira (29) novo decreto endurecendo as regras da quarentena, em vigor até 14 de julho.
Conforme a publicação do município, a partir desta quarta-feira (1º), estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços considerados essenciais, como os mercados, supermercados e quitandas, só poderão atender presencialmente o público de segunda a sábado, até as 19h. Aos domingos, esses estabelecimentos não abrirão.
As exceções são os postos de combustíveis, que poderão atender das 6h às 20h, inclusive aos domingos; farmácias e drogarias, que possuem horário livre; padarias e açougues, que poderão atender aos domingos até as 13; e serviços de delivery e drive thru de bares, restaurantes, lanchonetes e congêneres.
Lojas de conveniência de postos de combustíveis poderão funcionar de segunda a sábado, das 6h às 18h.
Já estabelecimentos comerciais de produtos agropecuários, cosméticos, limpeza, óticas, lavanderia, peças para veículos e em prestadores de serviços de conserto ou manutenção de aparelhos eletrônicos, informática, oficinas mecânicas e elétricas de veículos, poderão atender o público apenas das 10h às 14h. Nos demais horários, poderão funcionar internamente, com portas fechadas, sendo permitida a venda por delivery.
ÁREAS PÚBLICAS
Em live transmitida na tarde, o prefeito Cristiano Salmeirão (PTB) falou da preocupação com o avanço da covid-19 no município, citando uma conversa que teve com o infectologista da Prefeitura e da Unimed Birigui, Igor Precinoti. O profissional informou que somente nesta terça foram atendidas 21 pessoas com sintomas da covid-19 e que as próximas duas semanas serão as piores, pois a transmissão do vírus será mais rápida.
“Imagine se as 21 pessoas suspeitas precisassem de um respirador e de intubação e nós vamos ter capacidade para atender apenas 14”, questionou Salmeirão aos internautas como alerta.
De acordo com o prefeito, a população precisa colaborar e ficar em casa quem puder. Quem não puder, deve sair protegido e de preferência sozinho, sem a família, para que o mínimo de pessoas circule. “Fechamos praticamente tudo às 19h. A intenção é que após esse horário as pessoas estejam em suas casas, pois não será permitido frequentar nem lugares públicos”, disse, citando que está proibida a circulação de pessoas em parques e praças da cidade após as 19h.
OUTRAS ATIVIDADES
O funcionamento de igrejas não está no decreto municipal, porém, segundo o prefeito, são permitidos, por meio de decreto estadual, a realização de cultos on-line e atendimento individual.
O novo decreto também suspende a realização de feiras livres e o transporte coletivo urbano em Birigui até o dia 15 de julho. Ônibus que transportam trabalhadores das indústrias podem circular normalmente, bem como os veículos que transportam pacientes ou da segurança pública.
FISCALIZAÇÃO
A fiscalização noturna será intensificada em locais como o Parque do Povo, onde a população “costuma passear”, e será atuante no comércio ao longo do dia, que deverá obedecer as regras dos decretos municipais e estaduais.
Entre as exigências está o uso obrigatório de máscaras. A partir desta quarta, a Vigilância Sanitária vai multar pessoas ou estabelecimentos comerciais que desrespeitarem o uso de máscaras em espaços comuns, conforme anunciado pelo governo de São Paulo.
Em estabelecimentos comerciais, a multa prevista é de R$ 5 mil por pessoa sem máscara a cada fiscalização. Já em espaços públicos, como ruas e praças, a pessoa que não estiver usando a proteção será multada em R$ 500.
Os valores serão integralmente repassados ao programa Alimento Solidário, que distribui cestas de alimentos para famílias carentes.
A definição da multa pela ausência de máscaras tem como mote a conscientização da importância da proteção facial individual em favor de toda a sociedade. (*) Por Aline Galcino - Hojemais Araçatuba
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.