Birigui libera eventos, convenções e atividades culturais
Região
Permanência por 28 dias seguidos na Fase Amarela permite a reabertura desse segmento com limitações
Da Redação 08/09/2020Como a região está há 28 dias na fase amarela do Plano São Paulo, a Prefeitura de Birigui publicou, na sexta-feira (4), decreto autorizando a retomada de eventos, convenções e demais atividades culturais no município.
A medida está em consonância com o Plano São Paulo, que permite o retorno gradual das atividades econômicas no estado e flexibiliza o setor de eventos, com reabertura espaços culturais como museus, bibliotecas, cinemas, teatros e salas de espetáculos.
Conforme publicação assinada pelo prefeito Cristiano Salmeirão (PTB), os organizadores de eventos ou responsáveis por espaços culturais terão que seguir algumas regras, tais como: permitir a ocupação máxima de 40% da capacidade do local; realizar o controle de acesso, com hora e assentos marcados; realizar a venda de ingressos de eventos culturais em bilheterias físicas desde respeitados os protocolos sanitários e de distanciamento; e organizar assentos e filas respeitando distanciamento mínimo de dois metros.
Atividades com o público em pé estão proibidas. Os responsáveis pelos eventos também devem exigir de seus colaboradores, clientes e frequentadores o uso de máscara, disponibilizar álcool em gel 70% para todos esses grupos e adotar medidas especiais visando à proteção de idosos, gestantes e de pessoas com doenças crônicas ou imunodepremidas, entre outras recomendações dos órgãos de saúde para evitar a proliferação do novo coronavírus.
Conforme a publicação, a retomada gradual das atividades econômicas suspensas em razão da pandemia da Covid-19 é medida de extrema necessidade e importante para a manutenção dos postos de trabalho.
FASE
A região administrativa de Araçatuba, da qual Birigui faz parte, está na fase amarela do Plano São Paulo desde atualização divulgada em 7 de agosto, totalizando, neste dia 4 de setembro, 28 dias. Nesta fase, é permitida a abertura de bares, restaurantes e salões de beleza com 40% da capacidade, além de academias com 30% de vagas e expediente limitado a oito horas por dia.
As alterações do Plano São Paulo acontecem a cada duas semanas, quando é permitido que as regiões evoluam de fase, com base nos índices de evolução da pandemia e capacidade hospitalar. No entanto, caso exista piora nos indicadores analisados, as regiões podem regredir na semana de intervalo. (*) Por Aline Galcino - Hojemais Araçatuba
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.