JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Birigui não tem mortes pelo novo coronavírus e nem por dengue

Região

Todos os óbitos suspeitos para as duas doenças tiveram exames com resultados negativos, conforme boletins epidemiológicos

No total, seis óbitos suspeitos do novo coronavírus foram notificados desde o início da pandemia em Birigui, sendo todos descartados

No total, seis óbitos suspeitos do novo coronavírus foram notificados desde o início da pandemia em Birigui, sendo todos descartados. Foto: Reprodução/internet

FERREIRA ENGENHARIA RODAÉ 3 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

O município de Birigui (SP) não registrou mortes pela covid-19, que é a doença causada pelo coronavírus, e nem por dengue neste ano. Até o momento, são 39 casos confirmados de pessoas infectadas com o novo vírus e 435 pessoas que tiveram dengue.

Ambas as informações estão em boletins divulgados pela Vigilância Epidemiológica do município.

A última morte em investigação por suspeita de covid-19 era de uma mulher de 83 anos, que morreu no último sábado (2).

De acordo com a Prefeitura, ela estava internada na Santa Casa e possuía comorbidades (não foram informadas quais). O material para exame de covid-19 foi coletado e o município recebeu resultado negativo do instituto Adolfo Lutz.

No total, seis óbitos suspeitos do novo coronavírus foram notificados desde o início da pandemia em Birigui, sendo todos descartados.

Conforme dados da Prefeitura, atualizados até as 12h desta sexta-feira (8), são 39 resultados positivos para o novo coronavírus e 134 casos suspeitos da doença em investigação.

Desses casos em análise, 20 aguardam resultado de exames e 114 casos foram classificados como SG (Síndrome Gripal), ou seja, possuem sintomas de gripe, mas não são submetidos a exames para a contagem oficial do governo.


EXAMES

Neste momento, o município realiza exame de diagnóstico de covid-19 pelo SUS (Sistema Único de Saúde) somente de profissionais de saúde, pacientes internados por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e óbitos. Dos 228 casos notificados, 28 foram classificados como SRAG, quando há internação.

A reportagem questionou a Prefeitura sobre o número de profissionais da saúde acometidos com a doença, se entre os casos positivos também há resultados de exames particulares e a estrutura oferecida aos profissionais da área que estão na linha de frente no enfrentamento desta pandemia.

A assessoria de imprensa informou que encaminhou a solicitação à Secretaria de Saúde, que não respondeu os questionamentos.

O Hojemais também já encaminhou diversos pedidos de informação sobre o número de pacientes curados da covid-19 em Birigui, porém a Vigilância Epidemiológica não disponibiliza esse dado.


DENGUE

Além da covid-19, Birigui registra 1.482 notificações da dengue neste ano, sendo 934 casos já descartados. Outros 453 tiveram resultado positivo e 95 seguem em investigação, ou seja, aguardam resultado de exames.

Foram notificadas sete mortes por suspeita de dengue, todas com resultado negativo para a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

O último óbito investigado era de um homem, de 85 anos, morador no bairro Toselar, que tinha hipertensão arterial e doença de Alzheimer.

Ele foi internado na Santa Casa de Birigui, na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), no dia 30 de março, e antes da internação foi atendido no pronto-socorro municipal, com sinais de gripe e já realizava tratamento para pneumonia.

Foram feitos exames tanto de covid-19 quanto de dengue, sendo os dois resultados negativos.

Ainda conforme o boletim epidemiológico de arboviroses divulgado no último dia 5, não há casos de chikungunya e nem febre amarela em Birigui e apenas um caso suspeito de zika vírus é investigado. (*) Por Aline Galcino - Hojemais Araçatuba



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.