Birigui não tem mortes pelo novo coronavírus e nem por dengue
Região
Todos os óbitos suspeitos para as duas doenças tiveram exames com resultados negativos, conforme boletins epidemiológicos
Da Redação 09/05/2020O município de Birigui (SP) não registrou mortes pela covid-19, que é a doença causada pelo coronavírus, e nem por dengue neste ano. Até o momento, são 39 casos confirmados de pessoas infectadas com o novo vírus e 435 pessoas que tiveram dengue.
Ambas as informações estão em boletins divulgados pela Vigilância Epidemiológica do município.
A última morte em investigação por suspeita de covid-19 era de uma mulher de 83 anos, que morreu no último sábado (2).
De acordo com a Prefeitura, ela estava internada na Santa Casa e possuía comorbidades (não foram informadas quais). O material para exame de covid-19 foi coletado e o município recebeu resultado negativo do instituto Adolfo Lutz.
No total, seis óbitos suspeitos do novo coronavírus foram notificados desde o início da pandemia em Birigui, sendo todos descartados.
Conforme dados da Prefeitura, atualizados até as 12h desta sexta-feira (8), são 39 resultados positivos para o novo coronavírus e 134 casos suspeitos da doença em investigação.
Desses casos em análise, 20 aguardam resultado de exames e 114 casos foram classificados como SG (Síndrome Gripal), ou seja, possuem sintomas de gripe, mas não são submetidos a exames para a contagem oficial do governo.
EXAMES
Neste momento, o município realiza exame de diagnóstico de covid-19 pelo SUS (Sistema Único de Saúde) somente de profissionais de saúde, pacientes internados por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e óbitos. Dos 228 casos notificados, 28 foram classificados como SRAG, quando há internação.
A reportagem questionou a Prefeitura sobre o número de profissionais da saúde acometidos com a doença, se entre os casos positivos também há resultados de exames particulares e a estrutura oferecida aos profissionais da área que estão na linha de frente no enfrentamento desta pandemia.
A assessoria de imprensa informou que encaminhou a solicitação à Secretaria de Saúde, que não respondeu os questionamentos.
O Hojemais também já encaminhou diversos pedidos de informação sobre o número de pacientes curados da covid-19 em Birigui, porém a Vigilância Epidemiológica não disponibiliza esse dado.
DENGUE
Além da covid-19, Birigui registra 1.482 notificações da dengue neste ano, sendo 934 casos já descartados. Outros 453 tiveram resultado positivo e 95 seguem em investigação, ou seja, aguardam resultado de exames.
Foram notificadas sete mortes por suspeita de dengue, todas com resultado negativo para a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
O último óbito investigado era de um homem, de 85 anos, morador no bairro Toselar, que tinha hipertensão arterial e doença de Alzheimer.
Ele foi internado na Santa Casa de Birigui, na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), no dia 30 de março, e antes da internação foi atendido no pronto-socorro municipal, com sinais de gripe e já realizava tratamento para pneumonia.
Foram feitos exames tanto de covid-19 quanto de dengue, sendo os dois resultados negativos.
Ainda conforme o boletim epidemiológico de arboviroses divulgado no último dia 5, não há casos de chikungunya e nem febre amarela em Birigui e apenas um caso suspeito de zika vírus é investigado. (*) Por Aline Galcino - Hojemais Araçatuba
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.