Birigui tem 24 mortes e passa de 600 casos confirmados de covid-19
Região
Mais de 1,4 mil pessoas estão em investigação epidemiológica, sendo apenas 199 com material coletado para exame
Da Redação 21/07/2020Birigui (SP) passou neste fim de semana de 600 casos confirmados de covid-19. Até o momento são 606 pessoas contaminadas pelo novo coronavírus, sendo 337 já recuperadas da doença.
Também nos últimos dias foi registrado mais um óbito e confirmado uma das mortes em investigação, totalizando 24 vítimas da covid-19 no município.
Além dos casos positivos, a Vigilância Epidemiológica monitora 1.414 pacientes com sintomas da doença. Desse número, 199 tiveram material coletado para exame, seguindo os critérios estabelecidos pelos órgãos de saúde. O restante tem apenas indicação de tratamento domiciliar em isolamento.
MORTES
Mais duas mortes entraram para as estatísticas no fim de semana. O boletim de sábado trouxe a confirmação de exame para covid-19 em uma mulher de 83 anos, que morreu no dia 10 de julho; e a morte do enfermeiro de 37 anos, ocorrida no Hospital da Unimed na sexta-feira (17), onde estava internado desde o dia 19 de junho. Ele não possuía comorbidades.
No mesmo boletim foi descartada a morte de uma mulher de 42 anos, com comorbidades, ocorrida no dia 13 de julho.
Já nesta segunda-feira, mais um óbito entrou para investigação. O paciente, de 79 anos, estava internado na Santa Casa de Birigui desde 24 de junho e morreu neste domingo (19). De acordo com a Prefeitura, ele tinha comorbidades.
O outro óbito que já estava em investigação é de um homem de 77 anos, que faleceu no dia 14 de julho, cujo resultado de exames é aguardado.
DRIVE THRU
Nesta segunda-feira, começou a funcionar o serviço de drive thru para testagem de covid-10 em pacientes sintomáticos, montado na UBS1, na avenida Cidade Jardim, 1.004, no bairro de mesmo nome. O objetivo é agilizar o diagnóstico e o tratamento de pacientes.
De acordo com a Secretaria de Saúde, serão atendidas as pessoas que passaram pelas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e pelo pronto-socorro. O município reforça que o atendimento de pacientes com sintomas de covid-19 nas UBSs é feito no período da tarde.
Após passar pelo atendimento médico, o paciente será notificado e receberá uma solicitação para o exame (de secreção de naso e orofaringe - PCR/SUAB) no “drive thru”.
As coletas ocorrerão de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 15h30. Na sexta-feira, o atendimento será das 7h30 às 10h30. Os horários seguem recebimento dos exames pelo laboratório do Instituto Adolfo Lutz. (*) Por Aline Galcino - Hojemais Araçatuba
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.