COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Bispo dá posse canônica a frei Gerson, novo Reitor Pároco do Santuário São Francisco de Assis

Religião

Missa Solene foi prestigiada por sacerdotes, diocesanos e franciscanos, bem como o povo em geral

Liturgia constou da leitura do ato de posse, entrega da estola e casula. Frei Gerson recebeu ainda o Livro dos Evangelhos que proclamou

Liturgia constou da leitura do ato de posse, entrega da estola e casula. Frei Gerson recebeu ainda o Livro dos Evangelhos que proclamou. Foto: Reprodução/Internet

BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Meio da Notícia

Com a presidência do bispo diocesano de Lins, Dom Francisco Carlos da Silva, e concelebração do Ministro Provincial dos Frades Menores Capuchinos de São Paulo, frei Arcanjo Soares da Silva, foi litúrgica e legalmente empossado neste domingo (12), o novo Reitor Pároco do Santuário São Francisco de Assis, de Penápolis, frei Gerson da Silva Mercês.

A Missa Solene de Posse Canônica foi prestigiada por um grande número de sacerdotes, diocesanos e franciscanos, e do povo em geral. Todos respeitaram as medidas sanitárias de prevenção ao novo coronavírus, fazendo uso de máscaras e mantendo o distanciamento social. A posse foi às 18h, no salão paroquial do Santuário, onde ocorrerem as celebrações dominicais durante a vigência da quarentena decretada pelo Governo do Estado de São Paulo.

Desde o início de junho a Diocese de Lins permite celebrações eucarísticas presenciais com critérios de segurança. A missa foi transmitida pela página da pastoral da comunicação (Pascom) no Facebook.

Nascido na cidade Pé de Serra, estado da Bahia, frei Gerson mudou-se para São Paulo em 1996, e no mesmo ano ingressou no Seminário, em Santo André, passando por todo o processo formativo. Ele teve passagem pastoral por Penápolis em 1999, onde conheceu a cidade e o Santuário, para qual agora foi designado Pároco. Antes de sua transferência para o Santuário São Francisco de Assis, teve passagem foi pela Serra de São Pedro, no Seminário Santo Antonio por 3 anos e meio, e foi professor e coordenador na PUC Campinas por 6 anos e meio.

A liturgia constou da leitura do ato de posse, entrega da estola e casula. Frei Gerson recebeu ainda o Livro dos Evangelhos que proclamou. Em sua homilia, o bispo falou da importância do sacerdote, homem, mas revestido de autoridade para perdoar os pecados e reconciliar o ser humano com Deus. Pediu que a comunidade ajude aos sacerdotes nesse trabalho pastoral, tornando Cristo visível em todos os corações.

Após houve o Rito da Posse, com a renovação das promessas sacerdotais e interrogatório público do aceite e em submeter-se e trabalhar em comunhão com o bispo. Frei Gerson recebeu símbolos: a chave da Igreja, chave do Sacrário, água e óleo para o sacramento do Batismo, a estola da Penitência e por fim prestou o Juramento de Fidelidade. Ao final, houve a entrega da sede Presidencial, onde o sacerdote irá presidir as celebrações com alegria e dedicação à porção do povo de Deus que lhe é entregue. Encerrando, houve a leitura da Ata de Posse e a primeira bênção aos paroquianos do seu novo pároco.


PROPOSTAS

O Provincial Frei Arcanjo dirigiu uma fala especial aos frades, em particular ao novo Pároco Reitor do Santuário, propondo renovar, com extraordinária comunhão, o espírito pastoral do Santuário; à luz da espiritualidade franciscana unir, dialogar e propor caminhos novos rumo a uma renovação da comunidade de fé; pelo testemunho da vida fraterna atrair pessoas para que coloquem suas riquezas carismáticas a serviço da comunidade; propor aos jovens um verdadeiro encontro com a pessoa de Jesus Cristo; privilegiar as pastorais e movimentos, formando agentes que saibam dar razões de sua fé; em cada gesto deixar transparecer a intensidade do carisma franciscano; e aproximar-se dos pobres e enfermos.

Frei Gerson estava feliz e acolheu com alegria a nova missão: "Toda mudança exige renúncia e abertura de Espírito para as novas realidades. Como frade capuchinho devo estar a serviço e disponível para atender às necessidades dos frades". Falou do seu exercício de agir com humanidade, olhando a vida de forma diferente, com otimismo, esperança e leveza. “Para quê complicar, se podemos viver de forma calma e serena? Devemos ser serenos mesmo diante das dificuldades” – disse frei Gerson.

Quando a sua passagem pelo Santuário, garantiu que continuará sendo espaço da acolhida fraterna. Frei Gerson confirmou que visitou a todos os padres das demais Paróquias de Penápolis e manifestou seu desejo de trabalhar em comunhão, para que o Reino de Deus aconteça. Recordou que diante do crucificado, São Francisco tinha uma oração particular, e convidando a todos os freis franciscanos presentes, para que neste tempo de pandemia, pedissem a Deus que transformem o coração e dê aos frades a força, coragem e otimismo de Francisco.

Também, diante da imagem de Nossa Senhora Aparecida, pediu para que toda a comunidade rezasse por ele. “Esta fraternidade me acolheu com espírito de abertura e fraternidade, recebendo total apoio do meu Provincial, e da comunidade. Tanta ternura, acolhida dos irmãos. Estou feliz e agradecido por ter conhecido os padres desta cidade. E peçamos à Maria, a Imaculada, padroeira da nossa Província, para que os frades possam continuar sendo presença de Francisco neste mundo”.



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.