JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Bispo preside missa de lançamento da pedra fundamental de nova capela

Religião

Terreno foi doado pelos empreendedores do loteamento Jardim do Lago

No local, será instalado um cruzeiro e, na celebração de hoje, enterrada uma cápsula

No local, será instalado um cruzeiro e, na celebração de hoje, enterrada uma cápsula. Foto: Gilson Ramos

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Neste sábado (28), a comunidade católica de Penápolis, em festa, ganha uma nova comunidade de fé. Trata-se da comunidade Nossa Senhora da Boa Viagem, localizada na região do Jardim do Lago 2. Na oportunidade, será feito o lançamento da pedra fundamental da construção da nova capela dedicada à santa, e que pertencerá ao território pastoral da Paróquia São José Operário, sediada no bairro Cidade Jardim, e que tem como atual pároco o padre Paulo.

A Missa Solene acontece às 19h30, no local da futura capela, na Avenida Salim David Hunsi, que margeia o condomínio Jardim do Lago, próximo ao trevo da Bandeira. A celebração terá a presidência do Bispo Diocesano, Dom Francisco Carlos da Silva.

Uma infraestrutura com tenda, palco, som, iluminação, cadeira e banheiros químicos será disponibilizada para atender aos fiéis e para que a celebração aconteça de forma segura. Protocolos de saúde e prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19) também serão respeitados. O uso de máscara facial é obrigatório.

O terreno, em forma de rotatória, foi doado pelos empreendedores do loteamento Jardim do Lago, representantes das famílias Fioroto e Hunsi. A construção da igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem ficará por conta da comunidade, por meio de ações promovidas pela Paróquia São José. No local, será instalado um cruzeiro e, na celebração de hoje, enterrada uma cápsula marcando a bênção da área da futura capela.


ORIGENS

A origem do título “Nossa Senhora da Boa Viagem”, dado à Virgem Maria, remonta aos tempos bíblicos quando, por pelo menos quatro ocasiões, Santa Maria empreendeu viagens, obedecendo à vontade do Pai. A primeira foi na visita que ela fez a Santa Isabel, mãe de São João Batista, como lemos em Lucas 1, 39-80. A segunda foi por causa do recenseamento.

Maria, grávida de quase nove meses, viajou de Nazaré, onde morava, até Belém, onde Jesus nasceu. (Lucas 2). A terceira foi a fuga da Sagrada Família para o Egito, fugindo da fúria de Herodes (Mateus 2, 13-15). E a quarta, quando a Sagrada Família voltou do Egito para Nazaré, após a morte de Herodes (Mateus 2, 19-23).

Por causa dessas viagens difíceis e cheias de perigo que Nossa Senhora enfrentou com fé, amor, paciência e coragem, ela recebeu o título de Nossa Senhora da Boa Viagem. A ela os viajantes recorrem pedindo proteção nas viagens. Assim, seu culto se espalhou por todo o mundo.


DEVOTOS NO BRASIL

No Brasil, a devoção à Nossa Senhora da Boa Viagem foi a primeira a ter um número significativo de devotos. Tal devoção iniciou com os descobridores, que tinham tanta confiança na proteção da “Mãe Santíssima” que, mesmo se ela não os livrasse da morte na solidão do mar, pelo menos ela lhes concederia a paz eterna no céu.


PESCADORES

Os pescadores a chamavam de “Estrela do Mar”, de quem esperavam orientações sobre os caminhos por onde navegariam com seus barcos; chamavam-na também de “Estrela do Céu”. Eles também gravavam o nome dela nas popas de seus barcos e preparavam o nicho no castelo da proa para ela, esperando que, com sua proteção, nenhum vento fosse forte o suficiente para conseguir apagar a lâmpada pendurada diante dela.


PRIMEIROS SANTUÁRIOS

O santuário mais antigo dedicado à sua veneração foi construído no ano de 1.618, na província portuguesa de Arrabia, próxima de Lisboa. Enquanto isso, a primeira capela brasileira dedicada a ela foi construída na Praia de Boa Viagem, em Salvador, na Bahia, resistindo até os dias atuais.



COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.