Bombeiros promovem simulado de resgate no pátio do Santuário
Cidade
Ação fez parte da Semana Nacional de Trânsito; houve exposição de materiais e fotos de acidentes
Ivan Ambrósio 24/09/2019O Corpo de Bombeiros de Penápolis realizou, na manhã desta quarta-feira (24), um simulado de resgate de acidente no pátio do Santuário São Francisco de Assis, no Centro. A ação faz parte da Semana Nacional de Trânsito. Participaram agentes de saúde da Macro 2, equipes da concessionária Viarondon e da Polícia Militar Rodoviária.
O primeiro-sargento do posto de Penápolis, Fábio Canezin, explicou que a ação, além de conscientizar a população sobre conduzir seus veículos de uma maneira mais segura, tem por objetivo aproximar ao máximo da realidade de uma ocorrência real.
“No simulado, é avaliado o tempo-resposta e as técnicas e táticas usadas. Com isso, conseguimos realizar o treinamento em foco, bem como aferir o profissionalismo e a qualidade dos serviços prestados”, destacou.
Na encenação, o “condutor” trafegava pela avenida, quando teria perdido o controle da direção e “colidido” contra uma barreira de concreto. Com o “impacto”, a “vítima” sofreu ferimentos graves, ficando presa às ferragens.
Em uma ação rápida, as viaturas e equipes chegaram ao local, retirando o “motorista” de dentro do automóvel, usando as ferramentas necessárias para terem acesso ao interior do carro e “levando-o” ao pronto-socorro.
“Apesar de ter sido apenas uma simulação, podemos perceber que algumas pessoas ficaram impactadas com a cena, achando que, de fato, havia ocorrido um acidente. Isso é importante, pois faz com que todos reflitam um pouco dos cuidados que se precisa ter quando se dirige algum veículo, para minimizar os acidentes e vítimas”, ressaltou Canezin.
O primeiro-sargento frisou ainda que a colaboração da população é muito importante no trabalho desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros. “Assim que a pessoa nos liga para informar determinada ocorrência que esteja acontecendo, é imprescindível que nos passe a quantidade maior de dados que puder para, assim, chegarmos ao local tendo um panorama de quais métodos usaremos”, observou.
EXPOSIÇÃO
Populares e comerciantes acompanharam, a todo o momento, os trabalhos da corporação e, ao final, deram uma salva de palmas. “Isso nos enche de gratidão, ao ver o quanto as pessoas admiram e confiam em nossa missão, que é a de salvar vidas”, acrescentou Canezin.
Além do simulado, houve a exposição das ferramentas e roupas especiais usadas pelos bombeiros nas ocorrências, bem como a distribuição de folders educativos e fotos de acidentes ocorridos na região expostas em um mural.
O primeiro-sargento reforça que, mesmo a Semana Nacional de Trânsito chegando ao fim, as ações continuarão ao longo do ano. “Diariamente, treinamos nossos métodos de atendimento para cada vez mais aperfeiçoar e proporcionar algo de qualidade. Além disso, realizamos palestras em escolas e empresas, além de blitzes em alguns pontos da cidade”, finalizou.
As ações da semana continuam amanhã (25), quando haverá uma campanha direcionada aos motociclistas na vicinal Arnaldo Covolan (SPI-486) para a distribuição de materiais informativos e kits de segurança. Eles receberão orientações e a instalação de antenas corta cerol, das 16h30 às 18h.
Há ainda a exposição de dois veículos batidos, sendo um no cruzamento das avenidas Alayde Ferraz de Almeida com a João Antônio de Castilho, próximo ao Parque Santa Leonor, e o outro na rotatória do cruzamento da rua João Fatori com a avenida Dib Jorge, próximo ao Penápolis Garden Shopping.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.