Braúna celebra Festa de São Cristóvão com bênção dos motoristas
Região
Hoje (23) encerra-se o Tríduo com celebração às 19h30
Gilson Ramos 23/07/2021Tradicional festa no município de Braúna, na comarca de Penápolis, o Dia de São Cristóvão mesmo dentro da situação pandêmica que ainda assolada toda a humanidade, será possível de se comemora com a Procissão Motorizada e Bênção dos Veículos e Motoristas.
As atividades marcadas para este próximo domingo (25) acontecerão seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19. Esta será a 53ª edição da festa, sob a liderança e entusiasmo do pároco padre Teddy William. A programação prevê Missa na intenção dos motoristas e pela paz e segurança nas estradas, às 9h.
Essa celebração será na Matriz Paroquial de Braúna. No período da tarde, às 16h a comunidade participa da tradicional Procissão Motorizada e bênção dos veículos e motoristas e motociclistas. De acordo com o padre Teddy, a pandemia impede a realização da quermesse do mês de Julho.
“Mas a celebração do santo patrono da comunidade católica braunense é marcada com o Tríduo em louvor a São Cristóvão de 21 a 23 de Julho, com missas presenciais temáticas às 19h30. Além da programação para o domingo, com a missa pela manhã e procissão e bênção dos motoristas à tarde”, explicou. Para a noite de hoje (23), o tema da missa é “O nosso caminho é a missão” com a participação do Cursilho e Apostolado.
TRADIÇÃO
Desde o ano de 1968, a Paróquia de São Sebastião de Braúna, pertencente à Diocese de Lins, realiza duas grandes festas paroquias: em janeiro, a Festa do Padroeiro, São Sebastião e em julho, a Festa do Patrono da comunidade, São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, condutores, viajantes e peregrinos. São Cristóvão, cujo nome vem do grego “Christóforos”, que significa “o que porta Cristo” ou “aquele que carrega Cristo”.
Pois, segundo a lenda, que envolve a história desse Santo Mártir, após receber o batismo, teve como penitência ajudar as pessoas a atravessar um rio, onde a correnteza era forte. Um dia, cumprindo essa penitência, chegou um menino que pediu sua ajuda para atravessar o rio. Mesmo cansado, Reprobus (nome de batismo de São Cristóvão), tomou o menino nos ombros e começou a travessia.
No meio do rio, sentiu um peso grande em seus ombros e perguntou ao menino sobre o peso que sentia. O menino então lhe responde: “Sou o Criador e Redentor do Mundo, sou Cristo, teu salvador”. Desse fato, provém o nome do Santo (Cristóvão: o que carrega Cristo).
“Pelo batismo que recebemos, somos todos ‘portadores de Cristo’ e devemos conduzir os irmãos ao encontro de Jesus. Com esse espírito, sinta-se convidado a vir receber a bênção de Deus, pela intercessão do padroeiro dos motoristas e condutores. Deus abençoes todos os motoristas, motociclistas, viajantes e peregrinos nas estradas do mundo, guarde e os proteja na ida e na volta”, finalizou o pároco.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.