Braúna e Barbosa terão eventos para comemorarem aniversário
Região
Bruno e Marrone se apresentarão dia 24; Gian & Giovani será 20 de junho
Ivan Ambrósio 09/01/2020A Prefeitura de Braúna preparou uma programação especial para comemorar o aniversário da cidade junto com a população da região. O município será palco de um show pra lá de especial com a dupla sertaneja Bruno e Marrone para celebrar os 67 anos de emancipação.
O evento, de acordo com o Executivo, será no dia 24 deste mês, uma sexta-feira, às 20h no Recinto de Rodeio Chiquito Cortez. A entrada para quem for prestigiar será de um quilo de alimento não perecível. Braúna hoje possui 5.686 habitantes, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O município surgiu do desbravamento das matas entre os ribeirões Promissão e Grande e o rio Aguapeí, cortado ao norte pela Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. O início do povoamento deu-se no fim da década de 1920, quando o agrimensor Adolfo Hecht fez a demarcação das terras e o traçado das ruas.
O topônimo Braúna é de origem tupi, “ybyrá-una”, que significa “madeira preta”, uma grande árvore da família das leguminosas, de madeira escura e muito dura. As terras férteis propiciaram o desenvolvimento das lavouras e o progresso da povoação que passou a Distrito de Paz do Município de Glicério, em 1928. Em 1953, Braúna ganhou foros de município.
BARBOSA
Barbosa é outro município que faz aniversário no próximo dia 31 deste mês. No entanto, o show que seria feito pela dupla Gian & Giovani teve de ser adiado e remarcado para 20 de junho, durante a Festa Junina. Na terça-feira (7), o prefeito Paulinho Balieiro (DEM), usou as redes sociais para explicar a mudança.
“Por motivos particulares, a dupla estará fora do país e, com isso, tiveram que mudar a data do show. Mesmo assim, anunciaremos nos próximos dias um evento do mesmo nível para comemorarmos o aniversário de nossa querida Barbosa. Abraços, fiquem com Deus”, disse.
Com 7.402 habitantes, Barbosa iniciou o desbravamento em 1907, quando Joaquim Barbosa de Carvalho adquiriu mil alqueires de terra prometendo doar dez para ser construída uma igreja à Nossa Senhora Aparecida. Em 1932, João Barbosa de Carvalho, fundador do município, e sua mãe Ricardina Maria de Jesus, construíram o templo e procederam aos primeiros loteamentos.
O Distrito de Paz de Barbosa foi criado com sede no povoado do mesmo nome e com terras desmembradas dos municípios de Penápolis e Avanhandava, em 1944.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.