CAC é preso por usar pistola para cobrar dívida de vizinhas da mãe dele
Polícia
Mora em Birigui e usou a arma para ameaçar as duas mulheres no bairro Água Branca, em Araçatuba, fazendo disparos
Da Redação 05/03/2023Um homem de 39 anos, morador em Birigui (SP), foi preso na noite de sábado (4) acusado de usar uma pistola para ameaçar duas mulheres, no bairro Água Branca, em Araçatuba. As vítimas são vizinhas da mãe dele e teriam uma dívida com a mãe dele, dona de um comércio na cidade.
Segundo o boletim de ocorrência, após denúncia de disparos de arma de fogo na rua Valdemar Berteli, os policiais foram ao imóvel por volta das 21h e foram recebidos pelo investigado, que estava na garagem da casa da mãe dele.
Ele informou à polícia que mora em Birigui, mas estava em Araçatuba para cobrar uma dívida de uma vizinha da mãe dele, que “seria caloteira”. Ainda de acordo com a polícia, o acusado afirmou que havia feito disparos contra a casa das vítimas, mas não disse se tinha a intenção de apenas assustá-las ou de atingi-las.
O investigado não informou quantos tiros havia disparado e alegou que já havia dispensado a arma, sem informar onde.
PISTOLA
Segundo os policiais, eles pediram autorização para a mãe do investigado e realizaram buscas na casa, vindo a encontrar a pistola calibre 9 milímetros. Ela estava debaixo do pote de pôr ração para o cachorro, na varanda do piso superior do sobrado, carregada com quatro munições intactas. Após a localização da arma o acusado apresentou o registro e informou que havia feito seis disparos.
Os policiais falara com as vítimas, sendo uma jovem de 21 anos e a mãe dela, de 40 anos. A mais nova contou que estava na frente de casa quando foi abordada pelo investigado, que a agarrou pelos cabelos, apontou a arma contra a cabeça dela e cobrou o pagamento de uma dívida, que ela disse ser de R$ 100,00. Em seguida, ele teria apontado a arma para cima e feito disparos, sem saber informar quantos.
A mãe da jovem contou à polícia que ao ouvir os disparos saiu para ver o que acontecia e também foi ameaçada pelo acusado. Ele teria apontado a arma contra ela, cobrado o pagamento da dívida e feito novos disparos.
Ainda de acordo com as vítimas, em seguida o acusado teria entrado na casa da mãe dele e seguido para a varanda do piso superior, de onde teria feito disparos com a pistola na direção da moradia delas.
Segundo a polícia, foi apreendida uma cápsula deflagrada encontrada na frente da casa das vítimas e mais duas que estavam na varanda do sobrado da mãe dele. O acusado foi apresentado no plantão policial junto com a arma e os demais objetos apreendidos. Em depoimento, ele confirmou ter feito os disparos com a pistola.
PRESO
O delegado que presidiu a ocorrência decidiu pela prisão em flagrante, levando em consideração que o investigado é registrado como CAC (Colecionador, Atirador desportivos e Caçador), mas decreto presidencial deste ano suspendeu o transporte de arma de fogo municiada aos portadores desse registro.
Justificou ainda que ele não portava guia de trânsito e usava a arma para cobrar uma dívida, deturpando assim, o propósito do porte concedido a ele, que será indiciado por porte ilegal e disparo de arma de fogo e também por ameaça.
Não foi concedido ao acusado o direito à fiança, já que a soma das penas em caso de condenação supera 4 anos de prisão. “Não obstante, a conduta destemperada do indiciado revela sua personalidade violenta, causando verdadeiro temor às vítimas aqui presentes, que temem por suas vidas”.
Diante disso, foi representado pela conversão da prisão em preventiva e o acusado permaneceu à disposição da Justiça. O local dos crimes foi periciado, assim como a arma e as munições foram apreendidas e encaminhadas para perícia. (*) Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.