Cai número de alunos com atraso escolar no ensino fundamental e médio
Educação
Levantamento mostra que município atingiu menor patamar da série histórica
Ivan Ambrósio 27/06/2023O índice de estudantes matriculados no ensino médio em Penápolis com mais de dois anos de atraso escolar é o menor desde 2006.
Os dados são da plataforma QEdu, produzida a partir de dados coletados no Censo Escolar. O percentual de distorção idade-série, ou seja, alunos inseridos em etapa incompatível com a idade caiu de 20,3% em 2006 - quando o relatório começou a ser produzido - para 9,1% o ano passado.
A plataforma destaca que a cada 100 crianças, aproximadamente nove estavam com atraso escolar de dois anos ou mais. Os números mostram que o 2º ano é a etapa com mais casos: 10,8% do total de matriculados, seguido pelo 1º, com 10% e 5,4% no 3º.
A escola estadual Joana Helena de Castilho Marques foi a que teve maior percentual de alunos que não estão matriculados na série compatível com a idade em 2022: 19,1%.
Na sequência, aparecem Adelino (13%), Carlos Sampaio (12,1%), Luiza Bernardes Nory (11,6%), João Teixeira Sampaio (11%), Colégio Agrícola (9,4%) e Yone Dias de Aguiar (5,2%). Já os colégios particulares registraram os menores índices.
FUNDAMENTAL
Nos anos iniciais do fundamental, cujo ensino é oferecido pela Secretaria Municipal de Educação, a taxa de distorção idade-série foi de apenas 1,2% em 2022, ou seja, a cada 100 crianças, aproximadamente uma estava com atraso escolar.
Em 2006, foi 8,6%. Já nos anos finais diminuiu de 12,6% para 6,9%. Especialistas comentam que políticas de prevenção e investimentos estão entre os fatores positivos para as melhorias no ensino. Em todo o País, a distorção é de 23,2% no ensino médio, 18,5% nos anos finais do ensino fundamental e 7,1% nos anos iniciais.
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