Caixa paga 5º lote da recuperação judicial a credores da Usina Campestre
Cidade
Pagamento teve início em maio, porém muitos credores não tiveram acesso à listagem
Gilson Ramos 22/07/2023Começou em meados de maio, porém, somente agora com a divulgação de uma lista pelas redes sociais, é que a população em geral tomou ciência do pagamento do 5º lote, referente a credores da ação de recuperação judicial da antiga Usina Campestre.
Conforme determinação, via sentença judicial, a Caixa Econômica Federal, agência de Penápolis, é quem faz os pagamentos. Muitos desconhecem a medida, uma vez que os créditos precisam ser levantados pelas pessoas físicas e jurídicas que tem algum valor a receber.
A relação é grande, sendo oficializada pelo escritório de advocacia Faria e Carmona Sociedade de Advogados, com sede em Araçatuba, designado pela Justiça de Penápolis.
Porém, a lista que foi ao banco, não chegou, pelo que se sabe, ao conhecimento amplo, por isso, muito credor ainda não foi até a Caixa levantar o dinheiro.
O banco tem evitado que as pessoas vão até a agência localizada na avenida Luiz Osório, no Centro, para minimizar a demanda já alta por conta dos atendimentos aos programas sociais do governo federal. A intenção é evitar demoras no atendimento geral, com filas e reclamações.
A gerente geral de rede da agência Penápolis, Edna Sayuri Idehara Rodrigues, informou que deverá disponibilizar uma listagem atualizada, solicitando ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais por exemplo, que possa auxiliar para que os interessados possam fazer a consulta.
Ainda na tarde desta sexta-feira (21), o sindicato não havia recebido nenhuma orientação ou listagem neste sentido. O documento digitalizado tem sido compartilhado em diversos grupos de comunicação, entre eles o aplicativo whatsapp, mas só isso não seria suficente para chegar ao amplo conhecimento geral.
INDIVIDUAL
Os valores são variados, conforme saldo liberado pela Justiça referente a este 5º rateio. O pagamento do crédito é feito unicamente pela Caixa e ao titular constante na relação oficial.
Mesmo em se tratando de correntista do banco estatal, é preciso se identificar com documentos pessoais para levantar os créditos. São exigidos, para pessoa física, originais com cópias do RG, CPF e comprovante de endereço. O levantamento do valor é feito diretamente no caixa, atendimento interno bancário.
Seguindo determinação da Caixa os pagamentos com valores abaixo de R$ 5 mil serão entregues para a pessoa no caixa, enquanto os valores acima disso serão ser feitos através de transferência bancária, depósito em conta do titular na própria agência ou com a abertura de uma conta.
Valores superiores, em espécie, não são liberados no mesmo dia. Ainda assim, por medidas de segurança, é preciso definir a forma de recebimento.
Em se tratando de Procuração, tem especificações que precisam constar do documento para poder representar o credor. Neste caso, é preciso se informar com as atendentes na área dos caixas eletrônicos.
O atendimento da Caixa é de segunda à sexta-feira, das 10h às 15h. A Usina Campestre de Penápolis decretou recuperação judicial em 2009 e teve sua Unidade de Produção arrematada, em 2013, pelo Grupo Clealco, por R$ 187 milhões. Após algumas safras, a empresa que produzia açúcar e álcool foi novamente desativada.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.