Câmara apoia ampliação de abrangência do teste do pezinho
Política
Documento apresentado relata que existem procedimentos ampliados que detectam até 53 doenças
Imprensa/Câmara 21/11/2020A Câmara Municipal de Penápolis aprovou requerimento de autoria do vereador Júlio Caetano (PSD), em defesa do aumento da abrangência pelo teste do pezinho realizado no serviço público. Atualmente, o exame pelo SUS detecta seis doenças (hipotireoidismo congênito, doença falciforme, fenilcetonúria, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita.
O documento apresentado pelo Legislativo relata que existem testes ampliados com possibilidade de detecção de até 53 doenças graves, genéticas ou metabólicas, algumas raras, as quais podem comprometer o desenvolvimento da criança e levar à deficiência física ou mental. “O diagnóstico e tratamento tardio das doenças podem causar sequela na saúde e desenvolvimento das crianças e até ser fatal”, diz o vereador propositor do requerimento.
Segundo dados publicados pela ONG Mãe que Ama, aproximadamente 13 milhões de pessoas possuem alguma doença rara no Brasil. Dessas, apenas cerca de 29 mil são crianças que têm uma das seis doenças que o teste do pezinho mais tradicional identifica, o que revela grande possibilidade de manifestação de outras doenças que o teste ampliado poderia ajudar a tratar precocemente. “Algumas ONGS estão articulando campanhas junto aos órgãos competentes para a ampliação do teste do pezinho pelo SUS, já que a de melhor cobertura só tem sido realizado pela rede particular”, diz Júlio Caetano.
ADESÃO
A ONG Mãe que Ama está com campanha na internet na busca de apoios pela ampliação do teste do pezinho. Quem desejar aderir deve acessar a página www.maequeama.com.br/formulario-pezinho. O movimento já conseguiu 500 mil assinaturas do objetivo de 1 milhão.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.