Câmara aprova audiência para discussão da segurança nas escolas
Política
Medida foi motivada pelo aumento de preocupação no setor, a partir de recentes ataques
Da Redação 12/04/2023A Câmara Municipal aprovou, em sua sessão segunda-feira (10), requerimento formalizado pelo vereador Júlio Caetano (PSD), para a realização de uma audiência pública para discussão e apresentação de propostas em prol da segurança nas escolas em Penápolis.
A medida foi motivada pelo aumento de preocupação no setor, a partir de recentes ataques com vítimas fatais em pelo menos duas cidades no país. O parlamentar discursou em defesa de uma grande mobilização com envolvimento da sociedade pela viabilização de avanços. “Queremos a participação de autoridades, de representantes de vários segmentos e da população geral”, disse.
A audiência pública deverá ter agendamento para breve. Júlio também requereu estudos à administração municipal e à Diretoria Regional de Ensino para a possibilidade de implantação de equipamentos de detectores de metal em todas as unidades e planeja a apresentação de projeto com instituição de programas anuais de orientação de segurança para professores e funcionários das mesmas.
ATIVIDADE DELEGADA
Paulinho do Esporte (União Brasil) defendeu a ampliação do programa Atividade Delegada - convênio entre municípios e a Secretaria de Segurança Pública, que permite aos PMs desempenharem suas funções nos dias de folgas, férias e licença, sendo remunerados pela Prefeitura -, como ação rápida para aumentar a segurança nas escolas.
“Policiais participantes da atividade delegada poderiam fazer de forma intensa a ronda por todas as escolas”, considerou. Rodolfo Valadão Ambrósio, o Dr. Rodolfo (PSD), informou que manteve contato com o comando da Polícia Militar e que as rondas nas escolas serão intensificadas.
O pessedista falou da possibilidade de remanejamento provisório de vigias da administração municipal para unidades de ensino e que o Executivo tem feito investimentos em câmeras de segurança para o setor.
Letícia Sader (MDB) disse que os atos de violência de grande repercussão há poucos dias mostrou a fragilidade no ambiente de aprendizagem. Ela adiantou que encaminhará propostas ao Executivo para melhorar a segurança. (*) Com informações da A/I da Câmara
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.