JOVEM PAN PENÁPOLIS

Câmara aprova criação do Conselho Municipal de Proteção Animal

Política

Iniciativa, defendida há vários meses pelo Legislativo, recebeu duas emendas

Ao centro, presidente da Câmara, Letícia Sader, reclamou demora para projeto

Ao centro, presidente da Câmara, Letícia Sader, reclamou demora para projeto. Foto: Imprensa/Câmara

BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Meio da Notícia

A Câmara Municipal de Penápolis aprovou segunda-feira (7), projeto do Executivo com criação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal, e do Fundo Municipal de Bem-Estar Animal. A iniciativa, defendida há vários meses pelo Legislativo, recebeu duas emendas.

A de autoria do vereador Altair Reis (Cidadania) estabeleceu o conselho como órgão consultivo e deliberativo e também aprimorou objetivos e competências do mesmo, com o acréscimo de implantação e desenvolvimento de programas de controle populacional, que contemplem registro, identificação, recolhimento, manejo e destinação de cães, gatos e animais de grande porte.

A mesma emenda também estabeleceu abertura para o Fundo Municipal de Bem-Estar receber receitas eventuais, inclusive as provenientes de emendas parlamentares federais, estaduais e municipais. Emenda apresentada pelo vereador Paulinho do Esporte (DEM) acrescentou os animais em situação de abandono e maus tratos para encaminhamento aos órgãos e entidades competentes.

A presidente da Câmara Municipal, Letícia Sader (MDB), relatou que ela formalizou, em agosto de 2021, pedido à administração municipal para a apresentação do projeto de criação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal. “Recebi resposta de que seria criada uma comissão para avaliar em seis meses a necessidade ou não da criação do conselho proposto”, repercutiu Letícia Sader.

Segundo ela, a demora para o atendimento impossibilitou que o município fosse contemplado no final do mesmo ano com consultório veterinário do governo de São Paulo através do “Pet Container”. “No dia 8 de dezembro, em visita à Secretaria de Desenvolvimento Regional, consegui o comprometimento do governo de contemplar Penápolis com o Pet Container já na primeira etapa do programa. Sem o Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal e Fundo Municipal de Bem-Estar Animal, o atendimento não pôde ser concretizado”, afirmou Letícia Sader.



JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.