Câmara aprova criação do Museu Municipal de São Francisco
Política
Objetivo é contribuir para o enriquecimento do patrimônio cultural com proteção do acervo
Imprensa/Câmara 11/02/2020A Câmara Municipal de Penápolis aprovou segunda-feira (10), por unanimidade, projeto do Executivo para a formalização da criação do Museu Municipal de São Francisco através de lei municipal. A iniciativa possibilitará cadastro na organização no Sistema Estadual de Museus com habilitação da unidade para recebimento de recursos de programas de incentivos e do governo.
O projeto dispõe sede para o Museu Municipal de São Francisco na 1ª Casa de Penápolis. Os objetivos estabelecidos são contribuir para o enriquecimento do patrimônio cultural de São Francisco de Assis com proteção do acervo constituído e outros que venham a ser doados ou cedidos, e franqueá-lo para entidades educacionais, culturais e público geral.
Durante a discussão da propositura, o vereador Júlio Caetano (PSD) manifestou preocupação com as condições de abrigo e conservação do acervo. O vereador Francisco José Mendes, o Tiquinho (PSDB), disse que o Museu Municipal de São Francisco já funciona na 1ª Casa e que a sua criação por legislação municipal proporcionará maior respaldo.
O tucano enalteceu que Penápolis possui destaque com o Museu do Sol, Museu Histórico, Museu do Folclore e Museu de São Francisco de Assis, os quais precisam ser mais valorizados pela comunidade local. O vereador Nardão Sacomani (DEM) repercutiu que a criação de lei municipal contribuirá para o fortalecimento do Museu de São Francisco, incluindo aberturas para a obtenção de recursos que poderão beneficiar a estrutura geral da 1ª Casa.
MOÇÃO
A Câmara Municipal aprovou Moção de Congratulação proposta pelo vereador Pr. Bruno Marco (PSD) ao empresário e odontologista Eduardo Ferlin Gualda Junior pelo sucesso de suas clínicas. De autoria do vereador Rubinho Bertolini (SD), foram aprovadas Moções de Congratulação ao sensei Eder Fonzar Granato pela realização do Desafio Internacional de Judô e ao senhor Mário Beneciutti e família pela adoção da praça Sílvio Beneciute na região do Parque Aquático.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.