FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 2 HORIZONTAL TOPO

Câmara aprova fornecimento de sensor para menores e gestantes com diabetes tipo 1

Política

Autor da proposta destacou que o uso do sistema moderno é fundamental para o controle mais eficaz da doença,

Vereador Paulinho do Esporte, autor de projeto de lei para a prefeitura fornecer sensor para menores de idade e gestantes com diabetes tipo 1

Vereador Paulinho do Esporte, autor de projeto de lei para a prefeitura fornecer sensor para menores de idade e gestantes com diabetes tipo 1. Foto: Imagem/Câmara

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

A Câmara Municipal de Penápolis aprovou por unanimidade na sessão de segunda-feira, dia 3, projeto de autoria do vereador Paulinho do Esporte (União Brasil) para a prefeitura fornecer gratuitamente aparelhos sensores de monitoramento contínuo de glicose para crianças e adolescentes de 2 a 17 anos com diabetes tipo 1 e gestantes a partir da 24ª semana de gestação.

O autor da proposta destacou que o uso do sistema moderno é fundamental para o controle mais eficaz da doença, enquanto os métodos tradicionais, que exigem múltiplas picadas nos dedos ao longo do dia, são dolorosos e desgastantes, especialmente para crianças e adolescentes.

“O sensor de monitoramento contínuo de glicose FreeStyle Libre, do tamanho de uma moeda, é aplicado na parte superior do braço e capta, por meio de uma microagulha, as variações da glicose intersticial de forma contínua e indolor”, explicou o vereador.

O projeto estabelece que, para ter acesso ao benefício, o paciente deverá residir em Penápolis, fazer acompanhamento pela rede municipal de Saúde e apresentar receita ou laudo emitido por profissional habilitado, indicando a necessidade do uso do sensor.

A prefeitura poderá regulamentar o programa, definindo os critérios específicos de distribuição, acompanhamento dos pacientes beneficiados e formas de controle de uso.

O Diabetes Mellitus é uma doença crônica caracterizada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio responsável por regular a glicose no sangue e fornecer energia ao organismo.

No Diabetes Tipo 1, o pâncreas deixa de produzir insulina de forma permanente. Quando não controlada, a condição pode levar ao aumento da glicemia, causando complicações graves no coração, vasos sanguíneos, olhos, rins e sistema nervoso, podendo inclusive levar à morte.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o tratamento do Diabetes Tipo 1 exige uso diário de insulina e monitoramento constante dos níveis de glicose no sangue. (*) Imprensa/Câmara



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 3 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.