FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 2 HORIZONTAL TOPO

Câmara aprova projeto com combate a fios e cabos soltos de postes

Política

Penalidades previstas para o descumprimento possuem valores de até 500 UFPs

Paulinho do Esporte (tribuna), autor em conjunto com vereador Cabeça do Coletivo

Paulinho do Esporte (tribuna), autor em conjunto com vereador Cabeça do Coletivo. Foto: Imprensa/Câmara

BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Meio da Notícia

Cabos e fios colocados em postes de energia elétrica em Penápolis deverão ter identificação de seus responsáveis. A exigência é uma das disposições em projeto de lei dos vereadores Paulinho do Esporte (DEM) e Cabeça do Coletivo (MDB), cuja aprovação ocorreu por unanimidade quarta-feira (3), pela Câmara Municipal.

Entre outras medidas, a matéria também obriga a empresa concessionária ou permissionária de energia elétrica a realizar o alinhamento dos fios por ela utilizados e a retirada do mesmo tipo de produto sem uso e também a notificar as demais empresas que utilizam os postes como suportes de cabeamento para a efetivação de igual cuidado.

“O projeto tem objetivo de corrigir uma grave distorção que vem tomando conta das ruas de Penápolis: o abandono de cabos e fios soltos em postes, após as empresas de energia, telefonia, TV a cabo, internet e outras, realizarem reparos, trocas e substituições”, diz parte da justificativa apresentada por Paulinho do Esporte e Cabeça do Coletivo.

“Precisamos acabar com o excesso de fios soltos, amarrados, em desuso, para garantir mais segurança à população e amenizar o impacto visual ruim à paisagem”, complementam os propositores. As penalidades previstas para o descumprimento das normas no setor têm valores de até 500 Unidades Fiscais do Município (UFPs) – (R$ 1.955,00) por notificação.

Em casos de acidentes provocados por fios diante de infração da lei, a multa será multiplicada por três, em casos de lesões corporais, e em dez para casos de óbitos. O projeto, que seguirá para promulgação do prefeito Caíque Rossi, recebeu diversos manifestos de apoio durante a sua discussão.

A presidente da Câmara Municipal, Letícia Sader (MDB), destacou a iniciativa como muito positiva, devendo-se tornar uma referência para outras cidades. 



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.