Câmara aprova projeto de educação para o trânsito nas escolas
Política
A iniciativa, denominada “Campanha Maio Amarelo”, deverá ser realizada anualmente no quinto mês do ano
Da Redação 04/11/2025
Vereador Tiquinho apresentou projeto com instituição de ações para educação e conscientização para segurança no trânsito nas escolas da rede municipal. Foto: Imagem/Câmara
A Câmara Municipal de Penápolis aprovou por unanimidade em sua sessão segunda-feira, dia 3, projeto do vereador Francisco José Mendes, o “Tiquinho” (MDB) com instituição de ações para educação e conscientização para segurança no trânsito nas escolas da rede municipal.
A iniciativa, denominada “Campanha Maio Amarelo”, deverá ser realizada anualmente no quinto mês do ano. O projeto dispõe como objetivo principal promover a conscientização da comunidade escolar sobre a importância de um comportamento seguro no trânsito, visando à redução de sinistros de trânsito e à preservação de vidas, simbolizando a cautela e a atenção que se deve ter no setor.
Durante o período da campanha, as escolas municipais deverão promover, em articulação com as Secretarias Municipais de Educação, Planejamento, Coordenação e Zeladoria de Trânsito e Mobilidade Urbana e de Saúde, e outros órgãos, programação de cursos e palestras.
Os temas principais para abordagem serão regras de trânsito, sinalização e legislação; comportamento seguro de pedestres, ciclistas, passageiros e condutores; prevenção de sinistros de trânsito e as consequências da violência no trânsito e primeiros socorros e ações em caso de sinistros de trânsito.
“A educação para o trânsito é um pilar fundamental na construção de uma sociedade mais segura e responsável. A conscientização desde a infância e adolescência é crucial, pois os jovens de hoje são os pedestres, ciclistas, passageiros e futuramente, os condutores do amanhã.
Ao capacitá-los com o conhecimento e as atitudes corretas, contribuímos para a redução da violência no trânsito em nosso município e na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis”, diz parte da justificativa do vereador Tiquinho. (*) Imprensa/Câmara
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.





