Câmara aprova projeto para fornecimento de absorventes higiênicos
Política
Professora Jandinéia afirmou que existem 1,5 mil mulheres em situação de pobreza menstrual
Imprensa/Câmara 18/08/2021A Câmara Municipal de Penápolis aprovou, por unanimidade, em sua sessão segunda-feira (16), projeto das vereadoras Professora Jandinéia (PT), Letícia Sader (MDB) e Dona Vilma (Republicanos), com a instituição do Programa de Fornecimento de Absorventes Higiênicos no município.
A propositura dispõe o atendimento através do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), podendo haver também distribuição por meio das escolas. Em discurso na tribuna, Jandinéia afirmou que existem pelo menos 1,5 mil mulheres em situação de pobreza menstrual em Penápolis.
“São muitas as mulheres sem condições de comprar o absorvente higiênico. O projeto busca dar mais dignidade e amor próprio”, afirmou a vereadora. A presidente da Câmara Municipal, Letícia Sader (MDB), repercutiu que meninas faltam às aulas e mulheres ao trabalho, por não terem absorventes higiênicos.
“O absorvente não é item de beleza, é item básico de higiene feminina. A menstruação é um processo natural do corpo feminino, ainda é um tabu e cercado de desinformação”. A vereadora Dona Vilma relatou que ela enfrentou período em que não teve possibilidades para absorvente higiênico, dificuldade atual de muitas mulheres.
“Existem meninas que não tem informação nem como proceder”. O vereador Altair Reis (Cidadania) teve emenda de sua autoria aprovada ao projeto, incluindo abertura para entidades e instituições sem fins lucrativos para participação no programa de fornecimento de absorventes higiênicos.
Os vereadores Nelson Kbção (Cidadania), Rodolfo Valadão Ambrósio, o Dr. Rodolfo (PSD), Professor Bruno (PSD), José Antonio Ferres Chacon, o Cabeça (MDB) e Júlio Caetano (PSD), também discursaram em apoio à iniciativa em prol das mulheres.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.