JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Câmara convoca secretária de Saúde para prestar esclarecimentos

Região

Discussão principal da sessão desta segunda foi a pandemia, tema de quatro requerimentos aprovados

Carmem Guariente será convocada a prestar informações

Carmem Guariente será convocada a prestar informações. Foto: Angelo Cardoso/Assessoria de Comunicação da Câmara

FERREIRA ENGENHARIA RODAÉ 3 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Os vereadores de Araçatuba (SP) aprovaram a convocação da secretária de Saúde, Carmem Silvia Guariente, para prestar esclarecimentos sobre as ações de enfrentamento à pandemia de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, bem como aplicação de recursos financeiros e compras no município.

O requerimento foi feito por Flávio Salatino (PV) e assinado por mais seis vereadores: Lucas Zanatta (PV), Antônio Edwaldo Costa, o Dunga (DEM), Carlos Roberto Santana, o Carlinhos do Terceiro (Cidadania), Denilson Pichitelli (PSL), Cláudio Henrique da Silva (PMN) e Aparecido Saraiva da Rocha (MDB).

Um dos motivos para se justificar a presença da secretária no Legislativo é a demora na resposta de requerimentos de informações feitos pela Casa ou até mesmo a falta de resposta para algumas perguntas.

Segundo Pichitelli, há um momento crítico e a secretária não tem esclarecido o que tem sido feito. Uma das questões que ele já apresentou foi sobre a contaminação de servidores, documento que ele assinou com Lucas Zanatta e que foi aprovado na sessão.


CONTRÁRIOS

A proposta não foi bem aceita pela bancada do prefeito Dilador Borges (PSDB) na Casa. O líder Jaime José da Silva, do mesmo partido, repetiu várias vezes que a convocação é inoportuna, principalmente pela questão de organização, com presença de público num momento em que o distanciamento social é a principal recomendação.

Disse ainda que vereadores estão aproveitando o momento para “oportunizar”, pois as informações sobre a pandemia são divulgadas diariamente e “só não está informado quem não se preocupa em acompanhar.” Para ele, o ato é apenas político.

Tieza Marques (PSDB) reforçou a preocupação com a reunião de pessoas na Casa e possibilidade de contaminação, e lembrou que recentemente foi realizada uma audiência pública com a presença da secretária e a equipe dela, porém sem a presença dos parlamentares.

A vereadora alegou também que nunca foi adepta a convocação de secretários, fala que foi imediatamente rebatida pelo Prof. Cláudio, que foi líder do ex-prefeito Cido Sério.


OPORTUNO

Salatino disse se surpreendeu com a reação dos colegas. “Primeiro, é uma prerrogativa do vereador (convocação de secretários). Segundo, estamos numa pandemia. Se esse momento não for oportuno, não sei quando será”, disparou.

O vereador também rebateu Tieza sobre a não participação na audiência. “Eu tive um problema técnico, cai e não consegui voltar. Eu não preciso de politicagem”, disse, reforçando que a principal função do vereador é fiscalizar. “É o que estamos fazendo. Estamos aqui para isso.”

A solicitação de Salatino foi aceita por 13 votos favoráveis e um contrário. Conforme o artigo 250 do Regimento Interno da Câmara, com a aprovação, a secretária deverá comparecer a uma sessão ordinária da Câmara em até 15 dias, ou seja, até o próximo dia 22, data em que está marcada a 19ª sessão. (*) Por Aline Galcino - Hojemais Araçatuba



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 2 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.