Câmara defende aumento de cuidados contra escorpiões
Política
Documento questiona o número de casos registrados e quais providências estão sendo feitas
Imprensa/Câmara 18/03/2022A Câmara Municipal de Penápolis, por iniciativa da sua presidente, Letícia Sader (MDB), requereu ao Executivo informações sobre a infestação de escorpiões na cidade. A emedebista questiona a Vigilância Sanitária sobre o número de casos registrados e quais providências estão sendo feitas para combater o problema.
“Temos recebido muitas reclamações sobre escorpiões. Em 2021, o número de ocorrência de acidentes com escorpiões já foi bem maior do que em 2020”, disse Letícia Sader. A presidente da Câmara Municipal relatou que escorpiões, cuja picada pode matar, têm sido encontrados em grande parte da cidade, inclusive nas proximidades de praças esportivas e unidades escolares.
“É urgente à intensificação de medidas pela administração municipal no combate aos escorpiões, como com campanhas de orientação e conscientização da população para cuidados e colaboração”.
PREVENÇÃO
De acordo com divulgação do Governo de São Paulo, a prevenção de acidentes com escorpiões pode ser feita com vários cuidados, entre os quais manter jardins e quintais limpos; evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção nas proximidades das casas; evitar folhagens densas (plantas ornamentais, trepadeiras, arbusto, bananeiras e outras) junto a paredes e muros das casas; manter a grama aparada; limpar periodicamente os terrenos baldios vizinhos, pelos menos numa faixa de um a dois metros junto às casas; sacudir roupas e sapatos antes de usá-los, pois aranhas e escorpiões podem se esconder neles e picam ao serem comprimidos contra o corpo; não colocar as mãos em buracos sob pedras e troncos podres; usar calçados e luvas de raspas de couro para atividades em que seja preciso colocar a mão e pisar em buracos, entulhos e pedras; o escorpião apresenta hábito noturno e, assim, para evitar sua entrada nas casas, deve-se vedar soleiras das portas e janelas quando começar a escurecer; usar telas em ralos do chão, pias ou tanques; vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos e vãos entre o forro e as paredes; consertar rodapés despregados; afastar as camas e berços das paredes; evitar que roupas de cama e mosquiteiros encostem-se ao chão; não pendurar roupas nas paredes e acondicionar lixo domiciliar em sacos plásticos ou outros recipientes que possam ser mantidos fechados os escorpiões.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.