Câmara defende criação de programa de educação para o trânsito nas escolas
Política
Iniciativa expressa preocupação com o aumento do uso de motonetas, bicicletas elétricas e outros veículos motorizados por jovens e menores de idade
Da Redação 17/10/2025
Vereador Mário Abe formalizou requerimento pela criação de programa de educação para o trânsito nas escolas. Foto: Imagem/Câmara
A Câmara Municipal de Penápolis aprovou segunda-feira, dia 13, requerimento do vereador Mário Abe (PL) em defesa da criação de um programa de educação para o trânsito nas escolas.
A iniciativa expressa preocupação com o aumento do uso de motonetas, bicicletas elétricas e outros veículos motorizados por jovens e menores de idade, muitos deles sem o conhecimento adequado das regras de circulação e segurança.
“O Código de Trânsito Brasileiro estabelece que a educação para o trânsito deve ser promovida em todos os níveis de ensino. A criação de um programa permanente voltado ao ambiente escolar é a medida mais eficaz para formar uma cultura de respeito e responsabilidade desde cedo”, destaca trecho do documento.
O vereador ressalta ainda a necessidade de um trabalho específico voltado aos veículos de duas rodas, por representarem um dos maiores índices de acidentes. “É uma ação essencial e urgente para reduzir os riscos no trânsito e evitar tragédias, promovendo a segurança de toda a comunidade”, acrescenta.
Durante a discussão do requerimento, o vereador Francisco José Mendes, o Tiquinho (MDB), informou que ele e o vereador Professor Bruno (PSD) também estão elaborando um projeto voltado à educação no trânsito, com foco na conscientização e prevenção de acidentes.
SAÚDE
A vereadora Professora Jandineia (PT) formalizou requerimento na busca de esclarecimentos sobre a demora para a renovação de contrato com a empresa Medicon, sediada em anexo ao Pronto Atendimento da Unimed.
A propositora questiona a previsão para a medida de forma a normalizar o serviço de imagem à população através do setor público. “Os gestores da Saúde devem ter noção do quanto os pacientes estão sendo prejudicados pela não renovação do contrato. É imperativo que a administração municipal atue com celeridade e transparência, garantindo que atendimento essencial à população seja restabelecido imediatamente”, afirma a vereadora Professora Jandineia. (*) Imprensa Câmara
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.