Câmara defende uso de alternativa para reforçar combate à dengue
Política
Cidade pode viabilizar formas de promover o plantio e distribuição de mudas de crotalária juncea
Imprensa/Câmara 03/03/2020A Câmara Municipal de Penápolis teve em sua sessão segunda-feira (2), defesa do acréscimo do uso de alternativa para ajudar a combater a dengue na cidade. O presidente do Legislativo, Ivan Sammarco (Cidadania), repercutiu o êxito de alguns municípios com a planta crotalária juncea, espécie que atrai a libélula, inseto predador do mosquito transmissor da doença.
Ivan Sammarco considerou que Penápolis pode viabilizar formas de promover o plantio e distribuição de mudas com o envolvimento dos agentes comunitários de saúde, hortas comunitárias e outras ações. “A crotalária é uma planta que possibilitará até embelezamento de nossa cidade”, disse o presidente da Câmara Municipal.
O vereador Nardão Sacomani (DEM), autor de antigo pedido à administração municipal para estudos de uso da crotalária como auxílio no combate à dengue, reiterou a importância da iniciativa. “São muitas as possibilidades de espaços públicos para o plantio, numa somatória ainda com residências e estabelecimentos”.
Segundo o Blog Plantei, com o plantio da crotalária, a libélula, que busca colocar ovos em água parada, assim como o mosquito aedes aegypti, vai depositar seus ovos e as larvas vão se alimentar das larvas do mosquito transmissor da dengue acabando com o foco.
O mesmo acontece com a libélula adulta, ela é predadora e se alimenta de pequenos insetos, o que inclui o Aedes aegypti, de forma a quebrar a cadeia reprodutora do mosquito da dengue. Ivan Sammarco e Nardão Sacomani alertam que a crotalária para combate à doença é uma medida complementar.
“A principal ação e que devemos estar cada vez mais atentos é para a limpeza sem deixar o acúmulo de água parada para a proliferação do Aedes aegypti”.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.