Câmara destaca 112 anos da Imigração Japonesa para o Brasil
Política
Data foi lembrada por Rubinho Bertolini, que enalteceu a grande participação da comunidade nipônica
Imprensa/Câmara 17/06/2020Os 112 anos da Imigração Japonesa para o Brasil, completados nessa quinta-feira (18), tiveram destaque na sessão da Câmara Municipal Penápolis na segunda-feira (15), através do vereador Rubinho Bertolini (Republicanos). Em discurso na tribuna, ele enalteceu a grande participação da comunidade nipônica no país.
“Temos mais de dois milhões de japoneses e descendentes. O Estado de São Paulo concentra a maior parte com aproximadamente 1,3 milhão do total. Contamos com expressivas contribuições da comunidade japonesa para o desenvolvimento do Brasil”.
Rubinho Bertolini lembrou lei municipal de sua iniciativa que dispõe a promoção anual da Semana Municipal da Cultura Japonesa, a qual diante das restrições do período da pandemia do novo coronavírus, não contará com sua efetivação em 2020.
NAVIO
A imigração japonesa no Brasil teve início oficialmente em 18 de junho de 1908, quando o navio Kasato Maru aportou em Santos, trazendo 781 lavradores para as fazendas do interior paulista. O fluxo cessou quase que totalmente em 1973, com a vinda do último navio de imigração Nippon Maru, contando-se quase 200 mil japoneses estabelecidos no país.
TG
Rubinho Bertolini indicou à administração municipal a inclusão dos atiradores do TG 02-027 na entrega dos alimentos e agasalhos arrecadados na campanha realizada dia 6 de junho pelo Fundo Social de Solidariedade. “Trata-se de um reconhecimento e agradecimento ao trabalho feito pelos atiradores na arrecadação”.
ASFALTO
Em outro documento, Rubinho Bertolini defende recapeamento asfáltico da rua Santa Catarina, no trecho entre a Marginal Maria Chica e a avenida Bahia.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.