Câmara encaminha anteprojeto para fortalecimento da causa animal
Política
Na última sexta (6), Legislativo promoveu encontro para discutir o assunto
Imprensa/Câmara 11/08/2021A Câmara Municipal de Penápolis formalizou ao Executivo a entrega de anteprojeto de lei municipal, com diversas ações pelo fortalecimento da causa animal na cidade. A proposta tem embasamento no modelo de legislação efetivada pelo município de Votuporanga, incluindo a criação do Conselho Municipal de Proteção e fundo municipal para o mesmo setor.
Com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre o anteprojeto, a Câmara Municipal promoveu, na sexta-feira (6), encontro com a participação do vereador Chandelly, liderança da causa animal em Votuporanga. O evento contou com dezenas de participantes e a entrega da proposta a representantes da administração municipal.
Na sessão da Câmara Municipal na segunda (9), houve repercussão do anteprojeto e manifestos de apoio para reivindicações de colaboração da Prefeitura em demandas apontadas pela Associação de Proteção dos Animais de Penápolis (Apap), como a castração.
O vereador Altair Reis (Cidadania) reforçou que a causa animal também deve ter tratada como saúde pública e enalteceu o avanço que o atendimento pelo Executivo ao anteprojeto pode representar. O vereador Dr. Rodolfo (PSD) reiterou apoio para a criação de lei municipal pela causa animal e para reivindicação da Apap para participação da Prefeitura em cuidados para os animais, o que também ocorreu em discurso do vereador Ivan Sammarco (DEM).
O vereador Paulinho do Esporte (DEM) acrescentou necessidade de aumento de cuidados do poder público com animais de grande porte. O vereador Nelson Kbção (Cidadania) ressaltou a importância da realização de censo animal e controle por microchip.
A vereadora Professora Jandinéia (PT) afirmou que o cuidado com os animais é de responsabilidade do poder público e enalteceu a atuação de voluntários no setor. A presidente da Câmara Municipal, Letícia Sader (MDB), a qual requereu audiência pública sobre políticas públicas para os animais, considerou que o município tem carência no setor e que o Legislativo segue atuando para melhorias.
Entre diversos questionamentos em requerimento ao Executivo, o vereador Professor Bruno (PSD) buscou informações sobre quantidade de animais castrados e gastos mensais com ração e medicamentos para animais.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.