JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Câmara encaminha nome de Anésia Vince para Museu de Folclore

Cidade

A indicação conta com apoio da Academia Penapolense de Letras

A professora e museóloga Anésia Vince Ferreira, fundadora do Museu de Folclore de Penápolis, faleceu sexta-feira, dia 7, com 96 anos de idade

A professora e museóloga Anésia Vince Ferreira, fundadora do Museu de Folclore de Penápolis, faleceu sexta-feira, dia 7, com 96 anos de idade. Foto: Imagem/Câmara

FERREIRA ENGENHARIA RODAÉ 2 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

A Câmara Municipal, através das vereadoras Professora Jandineia (PT) e Letícia Sader (MDB), teve na sessão segunda-feira, dia 10, apresentação de proposta de homenagear a professora e museóloga Anésia Vince Ferreira com seu nome para o Museu de Folclore de Penápolis. A indicação conta com apoio da Academia Penapolense de Letras.

VIDA

Anésia Vince Ferreira nasceu dia 31 de dezembro ode 1928 em Pederneiras. Mudou-se para Penápolis em 1952. Foi licenciada  em Letras Neolatinas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Sedes Sapientiae de São Paulo.

Teve formação como museóloga pela ECA na Universidade de São Paulo ( USP).

Participou de cursos de atualização e treinamento nas áreas de folclore, museologia, museografia, dinâmica em Museus e Arte Educação.

No início da década de 50 lecionou português na Escola Estadual Dr. Carlos Sampaio Filho, onde permaneceu até 1985. Foi professora de folclore brasileiro na faculdade de Filosofia,  Ciências e Letras de Penápolis, de 1974 a 1984 e na Faculdade Auxilium de Lins, de 1976 a 1980.
Deu início ao Museu de Folclore em 1974, a partir de aulas na Funepe e em Lins. O espaço tornou-se um dos mais conceituados  do Brasil. A maioria das peças do acervo retrata cenas do cotidiano, trabalhadas em diferentes matérias primas, tudo em acordo e diálogo com o mundo e a comunidade que o artesão se encontra.

Além dos objetos, o Museu de Foclore tem registros da salvaguarda das tradições populares, como Folias de Reis, único folguedo tradicional  na cidade. Possui ainda biblioteca composta por materiais específicos de Folclore, relatórios de pesquisas de campo, ilustrados com desenhos, mapas, fotos, amostras de artesanato e uma pequena hemeroteca.

Anésia Vince Ferreira recebeu em vida o título de Cidadã Penapolense  e  a Medalha Maria Chica através da Câmara Municipal. Faleceu dia 7 de junho de 2024 com 96 anos de idade. (*) Imprensa/Câmara



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.