Câmara entrega honraria ao centenário Pedro Xavier Dantas
Política
Aposentado completou 100 anos de vida em 7 de fevereiro deste ano
Imprensa/Câmara 20/05/2021A Câmara Municipal de Penápolis realizou a entrega da Medalha Centenária ao aposentado Pedro Xavier Dantas, o qual completou 100 anos de vida no dia 7 de fevereiro de 2021. O homenageado tornou-se o 24º a receber a honraria, instituída pelo decreto legislativo nº 45, de 7 de outubro de 2002, a partir de projeto de autoria do então vereador Zeca Monteiro (PT).
Na nova entrega, efetivada no último dia 6, a Câmara Municipal foi representada pelo vereador Edson Bilche Girotto, o Batata (PSDB). A apresentação da história do homenageado foi feita por meio de um vídeo exibido segunda-feira (17), na sessão da Câmara Municipal. Podem receber a Medalha Centenária os moradores de Penápolis que completam 100 anos de vida.
HISTÓRIA
Pedro Xavier Dantas nasceu em 7 de fevereiro de 1921, na cidade de Milagres, interior do Ceará, perto de Juazeiro do Norte, marcada pelo Padre Cícero. Filho de João Xavier de Souza Panis e de Laura Dantas Xavier, aos 100 anos de vida ele ainda lembra das brincadeiras de quando era criança, como de bodoque e banhos no rio.
Conta que estudou em escola particular, com métodos bem diferentes dos atuais, inclusive com orientação do professor para o aluno bater em outro por motivo de não aprendizagem. Teve como primeiro emprego o trabalho num armazém. No período de serviço militar, tentou fazer parte do mesmo, mas, como não foi possível, migrou para São Paulo.
Casou-se em 1944 com Jandira Marcelino Dantas, em Valparaíso. Para isso, chegaram a andar a pé cerca de 30 quilômetros. Em 5 de julho de 1949, nasce João Xavier, único filho do casal. Em 8 de fevereiro de 1969, se mudam para Penápolis. Sr. Pedro trabalhou por mais de 50 anos, sem tirar férias.
Ficou viúvo em 2012, somando 68 anos de união. Por vários anos, trabalhou no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Penápolis. Com um século de vida, tem vigor e humor admiráveis. Quando perguntado sobre a receita para chegar aos 100 anos, brinca: “não morrer”.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.