JOVEM PAN PENÁPOLIS

Câmara intensifica defesa para estágio em Medicina em Penápolis

Política

Alunos se deslocam para fora, até aproximadamente 200 km de distância, para Jaú

Representantes da Funepe, Câmara, Executivo e direção da Santa Casa tiveram reunião para discutir estágios

Representantes da Funepe, Câmara, Executivo e direção da Santa Casa tiveram reunião para discutir estágios. Foto: Imprensa/Câmara

FERREIRA ENGENHARIA RODAPÉ 1 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

A Câmara Municipal voltou a realizar em sua sessão segunda-feira (28), defesa para que os estudantes do curso de Medicina da Funepe possam fazer estágios em Penápolis. O Legislativo tem combatido a falta do atendimento local, incluindo o internato, o que tem obrigado os alunos a terem que se deslocar para fora, até aproximadamente 200 quilômetros de distância, ao município de Jaú.

A nova repercussão na sessão da Câmara Municipal teve destaque para reunião promovida quinta (24), entre membros da Funepe, Poder Legislativo e administração municipal, representada pelo secretário municipal de Saúde, Luiz Washington, e o chefe de gabinete Daniel Rodrigueiro, e a diretora financeira da Santa Casa, Anelise Santos Rodrigues.

A vereadora Professora Jandinéia (PT) disse que o encontro registrou avanços positivos para medidas e entendimentos, e relatou afirmação do secretário de Saúde de que a Prefeitura estava de “braços e coração abertos” para receber os alunos do curso de Medicina, no entanto, posteriormente, em outro dia, o prefeito Caíque Rossi (PSD) culpou publicamente a Funepe pelos não atendimentos do setor em Penápolis.

Jandinéia anunciou que irá apresentar requerimento pela promoção de uma audiência pública, por meio da Câmara Municipal, para buscar esclarecimentos e propostas para a efetivação de estágios e internato locais. O vereador Altair Reis (Cidadania) reforçou sobre a diferença do que foi tratado na reunião na Funepe e a fala posterior do prefeito, com críticas à Funepe.

A presidente da Câmara Municipal, Letícia Sader (MDB), disse que, no mínimo e com rapidez, deve haver abertura para os estudantes de Medicina fazerem estágio nas unidades básicas de saúde do município. O vereador Nelson Kbção (Cidadania) disse que, diante da impossibilidade atual de internato na Santa Casa, precisa ter preparo para atendimento à 2ª turma do curso discutido.

O vereador Rodolfo Valadão Ambrósio, o Dr. Rodolfo (PSD), falou por sintonia entre a administração municipal e a Funepe, para que os estágios em Medicina sejam feitos em Penápolis. O pessedista também pediu a revisão de laudo técnico com apontamento de falta de atendimento a quesitos para os estágios. Segundo ele, os índices e dados estão desatualizados.



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.