Câmara intensifica defesa para estágio em Medicina em Penápolis
Política
Alunos se deslocam para fora, até aproximadamente 200 km de distância, para Jaú
Imprensa/Câmara 30/03/2022A Câmara Municipal voltou a realizar em sua sessão segunda-feira (28), defesa para que os estudantes do curso de Medicina da Funepe possam fazer estágios em Penápolis. O Legislativo tem combatido a falta do atendimento local, incluindo o internato, o que tem obrigado os alunos a terem que se deslocar para fora, até aproximadamente 200 quilômetros de distância, ao município de Jaú.
A nova repercussão na sessão da Câmara Municipal teve destaque para reunião promovida quinta (24), entre membros da Funepe, Poder Legislativo e administração municipal, representada pelo secretário municipal de Saúde, Luiz Washington, e o chefe de gabinete Daniel Rodrigueiro, e a diretora financeira da Santa Casa, Anelise Santos Rodrigues.
A vereadora Professora Jandinéia (PT) disse que o encontro registrou avanços positivos para medidas e entendimentos, e relatou afirmação do secretário de Saúde de que a Prefeitura estava de “braços e coração abertos” para receber os alunos do curso de Medicina, no entanto, posteriormente, em outro dia, o prefeito Caíque Rossi (PSD) culpou publicamente a Funepe pelos não atendimentos do setor em Penápolis.
Jandinéia anunciou que irá apresentar requerimento pela promoção de uma audiência pública, por meio da Câmara Municipal, para buscar esclarecimentos e propostas para a efetivação de estágios e internato locais. O vereador Altair Reis (Cidadania) reforçou sobre a diferença do que foi tratado na reunião na Funepe e a fala posterior do prefeito, com críticas à Funepe.
A presidente da Câmara Municipal, Letícia Sader (MDB), disse que, no mínimo e com rapidez, deve haver abertura para os estudantes de Medicina fazerem estágio nas unidades básicas de saúde do município. O vereador Nelson Kbção (Cidadania) disse que, diante da impossibilidade atual de internato na Santa Casa, precisa ter preparo para atendimento à 2ª turma do curso discutido.
O vereador Rodolfo Valadão Ambrósio, o Dr. Rodolfo (PSD), falou por sintonia entre a administração municipal e a Funepe, para que os estágios em Medicina sejam feitos em Penápolis. O pessedista também pediu a revisão de laudo técnico com apontamento de falta de atendimento a quesitos para os estágios. Segundo ele, os índices e dados estão desatualizados.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.