Câmara Municipal aprova criação do Dia de Maria Chica
Política
Objetivo principal da iniciativa é resgatar, valorizar e difundir a memória histórica de Maria Chica e de outros pioneiros da cidade
Da Redação 01/07/2025
Vereadoras Darlene Zanetti e Professora Jandineia, autoras de projeto para instituição do Dia de Maria Chica. Foto: Imagem/Câmara
A Câmara Municipal de Penápolis aprovou por unanimidade, em sua sessão na segunda-feira, dia 30, projeto de lei que institui o “Dia de Maria Chica”, a ser comemorado anualmente no domingo anterior ao dia 25 de outubro.
A proposta é de autoria das vereadoras Darlene Zanetti (PSD) e Professora Jandineia (PT). O objetivo principal da iniciativa é resgatar, valorizar e difundir a memória histórica de Maria Chica e de outros pioneiros da cidade, com ênfase especial na importância da figura feminina no processo de formação e desenvolvimento social e cultural de Penápolis.
De acordo com o texto aprovado, o poder público poderá promover e apoiar atividades culturais, esportivas, educativas, literárias e de valorização da memória local durante a nova data comemorativa. As ações deverão ocorrer especialmente no Parque Maria Chica e em outros espaços públicos vinculados à história da homenageada.
As atividades poderão envolver escolas, entidades culturais, movimentos sociais, associações comunitárias e empresariais, sindicatos e demais instituições interessadas, com o intuito de incentivar a reflexão sobre o papel da mulher na história de Penápolis.
“Maria Chica representa não apenas a origem da nossa cidade, mas também um exemplo de luta, determinação e liderança feminina em uma época marcada por grandes desafios para as mulheres. A criação de uma data oficial dedicada à sua memória permitirá desenvolver atividades que fortaleçam o vínculo das novas gerações com a história local”, destacaram as autoras da proposta.
Elas também ressaltaram a escolha do domingo anterior ao dia 25 de outubro como forma de garantir maior participação popular, por se tratar de uma data fora dos dias úteis, favorecendo a realização de eventos comunitários.
CONSELHO
A vereadora Darlene também teve aprovação de projeto de sua autoria com a inclusão de um advogado indicado pelo Executivo e de um representante indicado pela OAB na Composição do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente. (*) Por Imprensa/Câmara
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.