Câmara Municipal recebe médico especialista em câncer de próstata
Saúde
Convidado informou que são grandes os avanços para tratamento do câncer de próstata
Imprensa/Câmara 21/11/2019O câncer de próstata tem 90% de chances de cura quando descoberto na fase inicial.
A informação foi destacada pelo médico urologista Ricardo Ferri Barreto, durante sua participação como convidado especial na sessão da Câmara Municipal de Penápolis, dia 18, para promoção da campanha "Novembro Azul", em atendimento a pedido do vereador Adalgiso do Nascimento, o Ziza (MDB).
Barreto informou que em 2019 a estimativa é de 70 mil casos de câncer de próstata no Brasil. "É muito mais fácil a prevenção do que o tratamento. Quando o câncer de próstata é diagnosticado no começo conseguimos curar o paciente. Os sintomas aparecem tardiamente, o que torna muito importante os exames preventivos".
O especialista disse que o protocolo no Brasil indica o exame de toque retal anual a partir dos 50 anos de idade. Para homens de ascendência negra ou com casos da doença na família, desde os 40 anos. "Filhos de pais que tiveram câncer de próstata têm duas vezes mais chances de ter a doença, o mesmo ocorrendo nos casos de irmãos, avós e tios. Os negros também são mais propensos para o câncer de próstata".
De acordo com Barreto, são grandes os avanços para tratamento do câncer de próstata e em até três décadas deverá ser conseguida a cura definitiva. O médico repercutiu que entre os cuidados para ajudar a evitar a doença está moderação no consumo de carne vermelha.
Em resposta ao vereador Pr. Bruno Marco (PSD), sobre jovens com câncer da próstata, ele disse que os casos são piores por causa da evolução mais rápida da doença. A vereadora Ester Sezalpino Mioto (PSD), defendeu que as mulheres incentivem os homens a cuidarem da própria saúde.
O presidente da Câmara Municipal, Ivan Sammarco (Cidadania), enalteceu o apoio de Ricardo Barreto para promoção da campanha Novembro Azul e ainda o cumprimentou pela sua contínua atualização profissional.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.