Câmara Municipal volta a debater coleta de lixo com container
Política
Assunto foi novamente discutido entre os parlamentares na sessão de segunda-feira (6)
Imprensa/Câmara 08/12/2021O sistema de coleta em que o morador, em vez de fazer o descarte na frente do seu imóvel, leva o lixo até um container nas proximidades do mesmo, voltou a ser discutido segunda-feira (6), na sessão da Câmara Municipal de Penápolis, a partir de mais reclamações da população. Entre os problemas apontados, estão mau cheiro e surgimento de diversas larvas no dispositivo implantado nos bairros Marco Guerreiro, Benone e Gimenes.
O vereador Ivan Sammarco (DEM) falou que o poder público tem que ouvir a população e que, se o serviço não tem bom funcionamento, deve ser revisto. O vereador Paulinho do Esporte (DEM) considerou que a coleta por container não apresenta boa qualidade e, ao ser reprovada pela comunidade, é necessário ocorrer a volta do sistema de recolhimento na frente das casas.
O vereador Nelson Kbção (Cidadania) discursou por adiamento da alternativa de coleta, para qual, segundo ele, faltaram planejamento, informação e treinamento. O vereador Rodolfo Valadão Ambrósio, o Dr. Rodolfo (PSD), apresentou requerimento com convite ao presidente do Daep, Carlos Alberto Bachiega, para explanações sobre o assunto na próxima sessão da Câmara Municipal no dia 13.
Numa proposta de melhor atendimento, ele defendeu que, no recolhimento dos containers, seja feita troca do dispositivo sujo por outro higienizado. A presidente da Câmara Municipal, Letícia Sader (MDB), repercutiu dificuldades para utilização dos containers, especialmente pelas pessoas com deficiência física.
A vereadora Professora Jandinéia (PT) citou incômodos gerados pela estrutura para o descarte de lixo e que ela não gostaria de tê-la na frente de sua casa, o que foi reforçado pelo vereador Professor Bruno (PSD) e Dona Vilma (Republicanos).
O vereador Altair Reis (Cidadania) acrescentou que são grandes as reclamações de quem tem o container perto da onde mora e que ele não vê possibilidade de avanço do sistema. O vereador Batata (PSDB) relatou descarte impróprio de animais mortos por munícipes apesar de eficiente serviço do Daep no setor.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.