Câmara pede participação da população com respostas ao Censo 2022
Política
Solicitação ocorre diante de constatação de diversas resistências de moradores ao trabalho
Da Redação 23/09/2022A Câmara de Penápolis pede a participação da população, com atendimento aos recenseadores cadastrados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e respostas aos questionários para o Censo demográfico 2022, iniciado em 1º de agosto e com término em 31 de outubro.
A solicitação ocorre diante de constatação de diversas resistências de moradores ao trabalho. O fato foi repercutido em reunião promovida quarta-feira (21), na Câmara, com representantes do Legislativo, administração municipal, Polícia Militar e órgão.
O coordenador censitário de área, Mário Sergio Alencar, informou que grande quantidade pessoas se recusa a responder o questionário do Censo por temores improcedentes, como, por exemplo, medo de outros órgãos do governo cruzarem informações individualizadas, malha da Receita Federal, perda de auxílios e cobrança de impostos e serviços, além de confusão de que haveria contexto eleitoral.
O IBGE e a Câmara destacam a importância do Censo, desconhecida por grande parte da população e que todos os recenseadores trabalham uniformizados com colete, crachá e boné. O levantamento ajuda a conhecer melhor o país, Estados e, principalmente, os municípios brasileiros.
DADOS
Os dados, que também influenciam no recebimento de recursos do Fundo de Participação dos Municípios, contribuem, entre tantos outros pontos, no acompanhamento do crescimento; distribuição geográfica e evolução das características da população ao longo do tempo; identificação das áreas de investimentos prioritários em saúde, educação, habitação, transportes, energia e programas de assistência a crianças, jovens e idosos; seleção de locais que necessitam de programas de estímulo ao crescimento econômico e ao desenvolvimento social; fornecimento de referências para as projeções populacionais, com base nas quais é definida a representação política no país, indicando o número de deputados federais, estaduais e vereadores de cada Estado e cidade.
O resultado do Censo também pode ser utilizado na seleção de locais para a instalação de fábricas, supermercados, shopping centers, escolas, creches, cinemas, restaurantes, entre outros. De sua participação, dependem milhares de investimentos públicos e privados. (*) Com informações da A/I da Câmara
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.