Câmara promove Consciência Negra, com destaque para Carme Souza
Política
Homenagem foi proposta pela vereadora Professora Jandinéia (PT)
Da Redação 17/11/2022A Câmara de Penápolis realizará, em sua sessão ordinária às 20h na segunda-feira (21), a entrega da comenda “Consciência Negra – Memórias de Zumbi dos Palmares”, à professora Carme Aparecida da Silva Souza.
A homenagem foi proposta pela vereadora Professora Jandinéia (PT), também autora para a instituição da honraria, por meio do decreto legislativo nº 193, de 28 de agosto de 2022, aprovada por unanimidade pelo Legislativo.
A comenda tem destinação para pessoas que desenvolvem atividades de resgate dos valores culturais e históricos da etnia negra, afrodescendentes e os “não negros” que assim se declararem, desde que tenham participação ativa na cultura e costumes afros, seja no âmbito musical, religioso, cultural, social ou educacional.
Natural de Conselheiro Mairink, no Paraná, filha de Maria Benedita da Silva e de Vicente Pedro da Silva, a primeira homenageada com a honraria se destaca em projetos e ações em defesa da igualdade e atividades antirracistas nas escolas e comunidade geral. É vice-diretora da escola estadual Dr. Carlos Sampaio Filho.
ZUMBI
Zumbi dos Palmares foi um grande guerreiro da história brasileira, sendo reconhecido como um dos pioneiros no processo de resistência contra a escravidão. Em sua homenagem, comemora-se no dia da sua morte, em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra. (*) Com informações da A/I da Câmara
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.