Câmara questiona demanda e previsão para cirurgias eletivas
Cidade
Vereadores cobraram informações em documento encaminhado ao Cisa e a Prefeitura
Imprensa/Câmara 07/08/2019A Câmara Municipal de Penápolis aprovou segunda-feira (5), requerimento de autoria do vereador Francisco José Mendes, o Tiquinho (PSDB), na busca de informações sobre a demanda e previsão para retomada da realização de cirurgias eletivas, as classificadas como não urgentes na cidade.
O documento foi encaminhado à administração municipal e ao Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisa). Em discurso na tribuna do Legislativo, Tiquinho ressaltou que com a projeção de retomada das cirurgias eletivas em breve, deve haver atuação para verificação da situação dos inscritos na lista de espera pelo atendimento.
“Precisa ligar para quem está na lista e saber se o inscrito ainda não fez a cirurgia ou se fez na área particular ou mesmo se houve outra tipo de situação”. Tiquinho disse que ele e o vereador José Antonio Ferres Chacon, o “Cabeça” (PSD), conseguiram R$ 100 mil para cirurgias eletivas, já havendo disponibilização do dinheiro.
“O total, somando recursos viabilizados pela vereadora Ester e pelo vereador Ziza e outras conquistas pode chegar a R$ 800 mil para as cirurgias”. A vereadora Ester aproveitou a discussão para defender transparência no atendimento às cirurgias eletivas com a publicação da lista de espera no setor, em página eletrônica oficial do município. “Deve haver honestidade na lista para as cirurgias eletivas”.
O vereador Rodolfo Valadão Ambrósio, o Dr. Rodolfo (PSD), considerou que ocorre desorganização da área pública local com a espera para cirurgias eletivas. “Não se sabe nem onde está lista”. O vereador Carlos Alberto Soares da Silva, o “Carlão da Educação” (PPS), afirmou que não deveria haver tanta demora para cirurgias. “Ninguém solicita uma cirurgia eletiva sem ter necessidade dela”.
O vereador Pr. Bruno Marco (PSD), lamentou orientação recebida por quem necessita de cirurgia eletiva para buscar o atendimento a partir de processo judicial. O vereador Júlio Caetano (PSD) disse que os pacientes em espera por cirurgia eletiva deverão passar por reavaliação.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.