JOVEM PAN PENÁPOLIS

Câmara repercute grande lotação no pronto-socorro no final de semana

Política

Problema foi provocado pelo fechamento do Postão na quinta (3) e sexta (4)

Postão de Saúde tem defesa do Legislativo pela ampliação de atendimento

Postão de Saúde tem defesa do Legislativo pela ampliação de atendimento. Foto: Imprensa/Câmara

FERREIRA ENGENHARIA Horizontal meio da notícia

O grande acúmulo de atendimento no pronto-socorro municipal no final da semana passada teve repercussão segunda-feira (7), na sessão da Câmara Municipal de Penápolis. O problema, provocado com o fechamento do Postão de Saúde, por causa do feriado na quinta-feira (3) e ponto facultativo na sexta (4), gerou reclamações e alertas.

O vereador Nelson Kbção (Cidadania) defendeu prevenção para que a grande lotação não volte a ocorrer e sugeriu a realização de planejamento especial para o PS e outras unidades de saúde em período de feriados e pontos facultativos. O vereador Altair Reis (Cidadania) lembrou que, há poucos dias, requereu à administração municipal o funcionamento do Postão de Saúde pelo menos por meio período aos finais de semana, para suporte aos casos da Covid-19.

A vereadora Professora Jandinéia (PT) disse que a aglomeração no PS provocou inúmeras reclamações. A petista considerou que o corte de pagamento de horas extras pela Prefeitura contribuiu para agravar problemas na saúde em plena pandemia do novo coronavírus.

O vereador Edson Bilche Girotto, o Batata (PSDB), relatou que situações de sobrecarga no PS tem sido registradas além dias de feriados. O tucano afirmou que, aos sábados, pacientes em tratamento contra a Covid-19 procuram a unidade para medicação, juntando com os demais para atendimentos diversos.

A presidente da Câmara Municipal, Letícia Sader (MDB), classificou como caos a concentração no PS na semana passada e reforçou pedido por mais cuidados. O vereador Rodolfo Valadão Ambrósio, o Dr. Rodolfo (PSD), afirmou que houve grande avanço na atual gestão, com a abertura do Postão de Saúde para suporte aos pacientes com Covid-19, o que configurou como segunda porta de entrada, além do PS.

O vereador José Antonio Ferres Chacon, o Cabeça (MDB), alertou que o Postão de Saúde foi prejudicado com o remanejamento de cinco funcionários para outros locais.



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.