Câmara tem defesa de novas inclusões na prioridade para vacina
Política
Parlamentares solicitaram a inclusão de pessoas com deficiência, autistas, coletores e lixo, entre outros
Imprensa/Câmara 03/02/2021Em sua primeira sessão ordinária da nova Legislatura (2021-2024), a Câmara Municipal de Penápolis teve, entre destaques, defesa para a ampliação dos grupos de prioridade para a vacina contra a Covid-19. O vereador Edson Bilche Girotto, o Batata (PSDB), apresentou requerimento pela inclusão das pessoas com necessidades especiais, coletores de lixo doméstico e infectante e pessoas que trabalham com autoclave.
“O Conselho Nacional de Saúde considerou que as pessoas portadoras de necessidades especiais apresentam maior risco de contaminação com o novo coronavírus. Deve-se levar em conta que pessoas com necessidades especiais têm os mesmos direitos que qualquer outra, contudo, diante de barreiras, falta de acessibilidade e inclusão, de desigualdade de oportunidades, encontram maior número de obstáculos para fruição”, diz parte da justificativa elaborada pelo vereador.
Sobre os coletores de lixo domésticos e infectantes e pessoas que trabalham com autoclave, ele aponta o grande risco de contaminação diante das atividades. A vereadora Professora Jandinéia (PT) reforçou defesa para a inclusão dos autistas nos grupos prioritários para vacinação. O vereador Paulinho do Esporte (DEM) também fez pedido por novas inclusões na prioridade para vacina contra a Covid-19, com indicação para atendimento aos enfermeiros de home care (cuidado em domicílio).
O vereador Ivan Sammarco (MDB) sugeriu mobilização das Câmaras Municipais do Estado de São Paulo e encaminhamento de documento ao governador João Dória sobre a necessidade de mais inclusões de prioridades. O vereador Isanoel Ditinho (Podemos) discursou que também tem tratado sobre novas inclusões e pediu atenção aos funcionários de funerárias.
O vereador Dr. Rodolfo (PSD) defendeu imunização para os profissionais da educação. O vereador Júlio Caetano (PSD) reforçou sobre a importância da Câmara Municipal formalizar os pedidos de novos grupos prioritários aos governos estadual e federal. A vereadora Dona Vilma (Republicanos) aproveitou o tema para repercutir os cuidados da secretaria municipal de Educação na retomada das aulas.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.