FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Câmara volta a pedir recolhimento de animais de grande porte

Política

Iniciativa questiona o que a administração municipal tem feito para a viabilização

Animais de grande porte soltos são motivos de várias reclamações recebidas pela Câmara

Animais de grande porte soltos são motivos de várias reclamações recebidas pela Câmara. Foto: Imprensa/Câmara

BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Meio da Notícia

A Câmara Municipal de Penápolis reiterou, em sua sessão segunda-feira (28), requerimento com defesa para que a administração municipal inicie com urgência o serviço de recolhimento de animais de grande porte, soltos em vias públicas na cidade.

O novo documento foi apresentado pelo vereador Altair Reis (Cidadania), em conjunto com a vereadora Professora Jandinéia (PT). A iniciativa questiona o que a administração municipal tem feito para a viabilização do atendimento e como será a efetivação do mesmo, como a contratação de empresa para transporte dos animais apreendidos e local de destinação.

Em repercussão na tribuna da Câmara Municipal, Altair Reis relatou que, diariamente, ocorrem reclamações através da população sobre animais de grande porte soltos em vias públicas. Ele citou diversas ações pelo Legislativo há mais de um ano em prol da causa animal, como o encaminhamento à administração municipal de modelo de projeto de lei pesquisado em Votuporanga, no entanto, ainda não houve retorno para votação.

Jandinéia acrescentou que ela elaborou requerimentos por atendimentos à causa animal e repercutiu riscos de acidentes de trânsito com animais de grande porte soltos em locais indevidos. O vereador Rodolfo Valadão Ambrósio, o Dr. Rodolfo (PSD), compartilhou informações do secretário municipal de Administração, Pablo Ambrósio, sobre recentes ações com encaminhamento do texto da minuta do projeto da causa animal para comissão específica do assunto e discussões para definição do formato de piquete.

O vereador Edson Bilche Girotto, o Batata (PSDB), considerou que o recolhimento de animais de grande porte soltos deve ser feito o mais rápido possível, sem depender de criação de legislação, o que foi reforçado pelo vereador Paulinho do Esporte (DEM).

O democrata contou que o município recebeu R$ 70 mil para castração de cães e gatos, através de emenda do deputado estadual delegado Bruno. O vereador Isanoel Ditinho (Podemos) falou que o recolhimento de animais de grande porte demanda diversos cuidados e responsabilidades. O vereador Nelson Kbção (Cidadania) criticou a demora para a construção de piquete.

O vereador Júlio Caetano (PSD) reiterou defesa para identificação com chip para os animais de grande porte apreendidos. A presidente da Câmara Municipal, Letícia Sader (MDB), considerou que o Legislativo tem sido intenso em prol da causa animal, inclusive com realização de audiência pública.



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.