Caminhada “Passos que Salvam” domingo em Penápolis
Cidade
Aquisição de kits ajuda o Hospital do Amor de Barretos e já estão disponíveis
Carlos Netto 22/11/2019Para despertar e conscientizar a população sobre o diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil, os clubes de serviços ligados ao Rotary, Rotaract e Interact de Penápolis, em parceria com o Hospital do Câncer em Barretos, realizam mais uma edição da caminhada “Passos que Salvam”.
O evento faz parte do “Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil”, celebrado em 23 de novembro. Organizado pelo Rotary Club de Penápolis, XV de Março e São Francisco, o evento será no domingo (24), a partir das 8h30, com saída do Parque Santa Leonor.
Conforme explicou uma das organizadoras, a rotariana Paloma Miranda da Anunciação, nesse dia haverá uma estrutura montada para a promoção do evento, com sorteio de brindes, atividades físicas, música, frutas, entre outras ações que incentivem os participantes buscarem uma vida saudável.
“Será uma manhã muito agradável, e por uma boa causa”, garantiu. Ela espera contar com participação de toda comunidade nessa iniciativa, que vai ajudar o hospital de Barretos. Após a concentração e recepção, os participantes farão alongamento, e em seguida sairão todos em caminhada.
Serão oferecidas água e frutas como incentivo a uma alimentação mais saudável. Segundo Paloma, a ideia mesmo é chamar a atenção dos participantes para o diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil, pois o quanto mais cedo descobrir a doença, maiores serão as chances de cura.
DADOS
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) indicam que até o final de 2019, 12 mil novos casos de câncer infanto-juvenil serão registrados no Brasil, e o estudo aponta ainda que a doença é a maior causa de morte em crianças e adolescentes nos países desenvolvidos, apesar de nos últimos anos, muitos avanços já foram alcançados quanto ao tratamento.
O estudo mostra também que mais de 80% das crianças em tratamento podem ser curadas quando diagnosticado precocemente e recebendo tratamento adequado. A maioria deles terá boa qualidade de vida após o tratamento adequado.
Assim como nos países desenvolvidos, no Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. O câncer infantil corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo.
Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias (que afeta os glóbulos brancos), os do sistema nervoso central e linfomas (sistema linfático). O diagnóstico feito em fases iniciais permite um tratamento menos agressivo quando a carga de doença é menor, com maiores possibilidades de cura e menores sequelas da doença ou do tratamento.
KITS
A caminhada é um evento aberto ao público em geral e com participação gratuita. Porém, como a proposta é contribuir com os trabalhos promovidos pelo Hospital do Amor de Barretos, os organizadores estão vendendo kits para serem usados no dia.
Cada unidade é composto por uma camiseta com a logo da caminhada, um boné e uma sacochila e pode ser adquirido por R$ 35 na loja de som automotivo Cleissom, na rua Armando Silva, 593, ao lado da marginal da rodovia Arnaldo Covolan. O telefone para contato é o (18) 3653-4890.
“Todo o valor arrecadado será em prol ao tratamento oncológico infantil no hospital do Amor, que necessita de verbas e doações para continuar mantendo o atendimento dessas pessoas”, relatou Paloma.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.