JOVEM PAN PENÁPOLIS

Campanha de luta contra a Aids foca diagnóstico precoce do vírus

Cidade & Região

A médica alerta para o crescente número de casos positivos diagnosticados entre pessoas de 15 a 40 anos

A médica alerta para o crescente número de casos positivos diagnosticados entre pessoas de 15 a 40 anos. Foto: Imagem/Secom

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Entre os dias 03 e 07 de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde realiza a Campanha “Fique Sabendo”, com o objetivo de diagnosticar precocemente pessoas portadoras do vírus HIV, causador da Aids, com exames rápidos e gratuitos nas unidades de saúde de Penápolis.

A Campanha também marca o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado hoje, dia 1º de dezembro.


Neste período serão feitos testes rápidos em pessoas sexualmente ativas, principalmente aquelas que nunca realizaram o teste anti HIV na vida.


Outra meta do programa é acessar e sensibilizar pessoas mais expostas ao HIV a fazerem o teste.


Em Penápolis, a campanha é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde através do SAE – CTA (Serviço Ambulatorial Especializado – Centro de Testagem e Aconselhamento DST/HIV/Aids e Hepatites virais) que atende os pacientes da rede pública de Penápolis e da micro região, portadores do HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Os testes podem ser feitos diariamente de segunda a sexta-feira, das 07h às 11h30 e das 15h às 16h30, no Serviço Ambulatorial Especializado que funciona na rua Anchieta, 540, aos fundos da Clínica de Especialidades e em todas as unidades de saúde do município.


De forma gratuita, também é possível realizar exames para o diagnóstico de outras doenças como a sífilis e as hepatites virais.


DIAGNÓSTICO


Segundo a médica infectologista do SAE, Girlane Magalhães Sansoni, em 2018 foram registrados novos casos de Aids em Penápolis.

"Mesmo com toda informação e conhecimento existente sobre a AIDS, ainda verificamos novos casos de pessoas infectadas pelo vírus HIV praticamente todos os dias, principalmente entre jovens na faixa de 15 a 40 anos”, alertou.


O diagnóstico precoce é fundamental para que o tratamento seja iniciado o mais rapidamente possível, para que a sobrevida seja longa.

O tratamento é gratuito com os medicamentos específicos e o Serviço Ambulatorial oferece acolhimento, aconselhamento, consultas médicas, fornecimento de medicamentos, exames específicos e gerais.

Esse Serviço Ambulatorial Especializado recebeu o Prêmio Brenda Lee, oferecido pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo aos municípios com resultados positivos no enfrentamento da epidemia de HIV/Aids.


(*) Com informações da Secom – PMP 



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 3 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.