Campanha de multivacinação é prorrogada até o dia 30
Saúde
A nacional contra a polio também foi estendida
Da Redação 21/11/2020A secretaria municipal de Saúde informa a população que foi estendido o prazo das campanhas de vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação até o dia 30. Esta é mais uma oportunidade para se proteger contra pólio e atualizar a caderneta de vacinação.
A contra a poliomielite é destinada a crianças de um a cinco anos incompletos. A meta é vacinar 95% do público-alvo, estimado em 3.328 crianças. Já a de multivacinação é destinada a crianças e jovens até 15 anos, com o objetivo de atualizar a situação vacinal e aumentar as coberturas e imunizações. Por isso, é fundamental que os pais e responsáveis apresentem a carteirinha.
A vacinação está disponível nas Macros 1 (Eldorado), 2 (Postão) e 3 (Santa Terezinha), das 7h às 17h. Para se vacinar, basta comparecer a uma das unidades com a caderneta de vacinação. No local, será avaliada a situação vacinal de cada criança e jovem.
DADOS
Segundo dados do Serviço de Vigilância Epidemiológica, foram vacinadas 1.808 crianças contra a pólio, o que corresponde a 62,13% das cerca de 2.910 crianças que integram a faixa-etária. Entre as crianças de até um ano, foram vacinadas 50,66% de um total de 835. Já na faixa etária de dois anos, foram aplicadas 444 doses, com cobertura de 63,88%. Em crianças de três anos, foram 495 vacinas aplicadas em um total de 71,95%.
Com cobertura de 64,45%, 446 crianças de quatro foram vacinadas. O enfermeiro da Vigilância Epidemiológica, Alexandre Pereira Almeida, reforça o alerta para que os pais procurem as unidades de vacinação e verifiquem a situação vacinal dos seus filhos. “As coberturas vacinais estão baixas em todo o país. Seja por causa da pandemia da Covid-19 ou outros fatores, não podemos nos descuidar da vacinação ou teremos a volta de doenças graves como a poliomielite”, enfatizou.
ORIENTAÇÕES
A secretaria solicita que as crianças e jovens sejam acompanhados por apenas um responsável, evitando a circulação de pessoas nas unidades básicas. É obrigatório o uso de máscaras. As unidades estão preparadas para receber o público, mas é necessária a colaboração de todos nas medidas preventivas do coronavírus. (*) Com informações da Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.