COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Campanha de vacinação contra o sarampo começa hoje

Saúde

Meta da campanha é vacinar 95% do público-alvo, impedindo novos casos da doença

Público-alvo ainda inclui adultos de 30 a 49 anos que devem procurar uma unidade de saúde para se imunizar

Público-alvo ainda inclui adultos de 30 a 49 anos que devem procurar uma unidade de saúde para se imunizar. Foto: Ilustração

COLÉGIO FUTURO - Horizontal meio da noticia

A secretaria municipal de Saúde informa à população que a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa hoje (15), nas Macros 1 (Eldorado), 2 (Postão) e 3 (Santa Terezinha), das 8h às 12h e segue até o dia 31 de agosto. É necessário apresentar a carteirinha de vacinação.

Devem procurar as unidades de saúde, as crianças não vacinadas a partir de seis meses até adolescentes e adultos até 29 anos. Nestes casos, será avaliada a situação vacinal de cada um, verificando a necessidade da vacinação. O público-alvo ainda inclui adultos de 30 a 49 anos que devem procurar uma unidade de saúde para se imunizar.

Segundo o enfermeiro do Serviço de Vigilância Epidemiológica, Alexandre Pereira Almeida, a vacinação voltada às crianças leva em conta o maior risco de desenvolver complicações. “O Ministério da Saúde priorizou as acrianças pois os casos registrados de sarampo no país foram, em sua maioria, nesta faixa etária. As crianças menores de 5 anos também apresentam maior risco de desenvolver complicações”, explicou.

A meta da campanha é vacinar 95% do público-alvo, impedindo novos casos da doença. Para se vacinar, pais e responsáveis devem apresentar a caderneta de vacinação para avaliação e registro das imunizações.

SARAMPO

Segundo o Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do quadro, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano.

Entre os principais sintomas do sarampo, estão febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido, mal-estar intenso. Em torno de três a cinco dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de cinco anos de idade. (*) Com informações da Secom – PMP



BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.