FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Campanha de vacinação contra o sarampo termina dia 13

Cidade

As doses estão disponíveis nas Macros I (Jardim Eldorado), II (centro da cidade) e III (Vila Santa Terezinha)

Pais e responsáveis devem comparecer a uma unidade de saúde para verificar a situação das vacinas de seus filhos

Pais e responsáveis devem comparecer a uma unidade de saúde para verificar a situação das vacinas de seus filhos. Foto: Divulgação

FERREIRA ENGENHARIA Horizontal meio da notícia

Termina no próximo dia 13 de março a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, voltada para as crianças a partir de seis meses de idade não vacinadas.

Todos os nascidos a partir de 1960 também devem aproveitar para atualizar a caderneta de vacinas, fazendo o reforço. Ao mesmo tempo, é efetuada a vacinação contra a febre amarela.
A população deve procurar os postos de saúde levando a carteira de vacinação. As doses estão disponíveis nas Macros I (Jardim Eldorado), II (centro da cidade) e III (Vila Santa Terezinha).
Pais e responsáveis devem aproveitar a oportunidade para verificar a situação das vacinas de seus filhos, já que todas as doses do calendário estão à disposição da comunidade.

Com a apresentação da carteirinha de vacinação, os profissionais das unidades de saúde verificam se há ou não a necessidade de aplicação.

O enfermeiro do Serviço de Vigilância Epidemiológica, Alexandre Pereira Almeida, destacou a importância da vacina em crianças.

“Nesta faixa etária, de seis meses a menores de cinco anos, as crianças apresentam mais risco de desenvolverem complicações ocasionadas por doenças como o sarampo”, explicou.

“Por isso, pedimos que os pais ou responsáveis compareçam a uma unidade para verificar a situação das vacinas de seus filhos. A meta da campanha é vacinar 95% do público-alvo, impedindo novos casos da doença”, acrescentou o enfermeiro.

A vacina aplicada durante este período é a tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina.

As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do quadro, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano.

Entre os principais sintomas do sarampo estão a febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido, mal-estar intenso.
Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade. (*) Com informações da Secom – PMP



JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.