Campanha “Hepatite Zero” tem drive thru para testes hoje
Saúde
Ação acontecerá no estacionamento do Clube Penapolense das 8h às 15h
Da Redação 08/08/2020As pessoas que desejarem, poderão aproveitar a oportunidade de fazer testes rápidos para detecção da Hepatite C. Um drive thru será realizado hoje (8), com esta finalidade, no estacionamento do Clube Penapolense. A iniciativa ocorrerá das 8h às 15h, gratuitamente.
Os motoristas entrarão e ocuparão as vagas disponíveis, aguardando os técnicos de saúde dentro do veículo. Eles farão o procedimento em cada passageiro do veículo. Será apenas um furo no dedo - punção digital - para extrair uma gota de sangue. O resultado fica pronto em aproximadamente 15 minutos.
De posse do resultado, o motorista e os passageiros podem seguir, já sabendo se precisam ou não tratar a doença. Nos casos em que for detectada, os pacientes serão encaminhados para o tratamento especializado e gratuito na rede pública.
A ação faz parte do Projeto Hepatite Zero, realizado em parceria pela Fundação Internacional Rotária, Rotary Club de Penápolis, Secretaria Municipal de Saúde e SAE – Serviço Ambulatorial Especializado DST/HIV/Aids/Hepatite Virais.
Os testes terão custo zero ao município, pois toda a quantidade será doada pela Fundação Internacional Rotária. Já a aplicação dos testes e o tratamento serão realizados pela secretaria municipal de Saúde. O diretor de projetos humanitários do Rotary Club de Penápolis, Willians César Dantas disse que o objetivo é diagnosticar e conscientizar a população sobre o perigo da Hepatite C.
“Quanto mais cedo a pessoa souber que tem a doença, mais rápido poderá se tratar e maiores serão as chances de cura. Além disso, o paciente para de transmitir aos demais, tomando os cuidados necessários”, explicou. “O Rotary está realizando a maior campanha da história contra as Hepatites Virais. Mais de 80 países realizam esse projeto conjuntamente. A meta é eliminar a Hepatite C no mundo até 2030”, acrescentou Dantas.
FRENTES
Além desta iniciativa de hoje, o projeto tem outras frentes de atuação, como o agendamento de testes em empresas, lares de longa permanência para idosos, associações, órgãos públicos e demais entidades interessadas, que podem entrar em contato para agendamento com o diretor de Projetos Humanitários do Rotary Club de Penápolis, Willians Dantas (telefone (18) 99781-1981).
Mais movimentos de Drive Thru também serão realizados em pátios de supermercados nos próximos dias. Ainda serão disponibilizados testes, a partir da próxima segunda-feira, em todas as unidades de saúde do município, até o final de agosto.
O secretário municipal de Saúde, Wilson Carlos Braz, estima que sejam realizados cerca de cinco mil testes na população. Basta que a pessoa procure a unidade mais próxima de sua residência. Qualquer interessado pode fazer o teste.
A rede pública, normalmente, disponibiliza esses testes, porém não nas unidades básicas. “Fora do período de campanha, o atendimento para essa finalidade é realizado junto ao SAE, o ano todo. Com a campanha é ainda mais fácil para a população, pois o teste fica acessível na unidade básica mais próxima”, contou. “É importante o diagnóstico precoce da doença, pois existe tratamento e a Hepatite C tem cura”, recomendou.
DESCONHECIMENTO
“Por se tratar de uma doença silenciosa, com poucos sintomas, a pessoa pode viver muito tempo sem saber da enfermidade, causando ainda mais prejuízos à saúde e transmitindo-a. A testagem é a melhor estratégia”, concluiu. Apesar de raro, as pessoas com Hepatite C podem apresentar cansaço, tontura, enjoo ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
A doença pode ser transmitida por transfusão de sangue; compartilhamento de material para uso de drogas, higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou para confecção de tatuagem e colocação de piercings. Ainda pode ser transmitida pela mãe infectada para o filho durante a gravidez e pelo sexo sem preservativo com uma pessoa infectada.
SERVIÇO
Independentemente da campanha, a população pode contar o ano todo com atendimento especializado na área (SAE). No local são realizados os testes para sífilis, HIV e hepatite B e C. O serviço está localizado na rua Anchieta 540, no Centro, aos fundos da Clínica de Especialidades do Cisa. O atendimento é feito de segunda a sexta, das 7h às 11h e das 13h às 16h. Mais informações pelo telefone (18) 3654-2322. (*) Com informações da Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.