FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 1 HORIZONTAL TOPO

Campanha “Junho Violeta”: Desenvolvimento Social conclui programação voltada à proteção dos idosos

Cidade

Toda a programação foi pensada para incentivar a participação dos idosos na sociedade

Os eventos foram voltados aos idosos atendidos pela rede socioassistencial do município e às suas famílias

Os eventos foram voltados aos idosos atendidos pela rede socioassistencial do município e às suas famílias. Foto: Imagem/PMP

FERREIRA ENGENHARIA RODAÉ 3 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Durante todo o mês de junho, a Sedes (Secretaria de Desenvolvimento Social) realizou uma programação especial para a Campanha “Junho Violeta”, mês de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa. Os eventos foram voltados aos idosos atendidos pela rede socioassistencial do município e às suas famílias.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Pedro Luis Menti Sanchez, explicou que toda a programação foi pensada para incentivar a participação dos idosos na sociedade. “Pensamos em atividades que estimulem a autonomia e a autoestima dos idosos e que fortaleçam seus direitos”, afirmou.

A programação contou com passeio no Museu Histórico e Pedagógico “Memorialista Glaucia Maria de Castilho Muçouçah Brandão”, no Garden Shopping e no pesqueiro Moby Dick, apresentação teatral e rodas de conversa. Participaram das ações, os idosos atendidos pelo Centro Dia e os acompanhados pelos Cras (Centros de Referência de Assistência Social).

Durante a campanha também foi feita uma panfletagem com orientações sobre o combate à violência contra os idosos. Para encerrar a campanha, a Sedes fez uma reunião com familiares dos idosos atendidos pelo Centro Dia para discutir a campanha Junho Violeta e o papel da família na garantia dos direitos dos idosos.

Através de uma dinâmica de post-its, os familiares compartilharam suas percepções sobre como têm contribuído para o bem-estar dos idosos e como o Centro Dia tem apoiado nesse processo.

“Todo o trabalho feito durante a Campanha Junho Violeta busca alertar a população sobre o combate à violência contra os idosos e sensibilizar a sociedade sobre a importância do respeito, da proteção e da garantia dos direitos das pessoas idosas, na prevenção e no combate às diversas formas de violência contra essa população”, destacou Pedro Sanchez.

O dia 15 de junho é considerado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006 pela ONU (Organização das Nações Unidas) em parceria com a OMS (Organização Mundial de Saúde) e com a Rede Internacional de Prevenção de Abusos contra Idosos.

O Disque 100 é o canal de denúncia de todos os tipos de violência contra a pessoa idosa. Também é possível denunciar nos órgãos municipais como o Centro de Referência em Assistência Social - Creas "Valdemar Ferreira" pelo telefone 3653-2579; na Ouvidoria Municipal pelo telefone 156 e diretamente na Secretaria de Desenvolvimento Social pelo telefone 3652.5307. (*) Por Secom – PMP



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.