JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Campanha nas redes sociais aumenta número de eleitores adolescentes em Penápolis

Cidade

Iniciativa para adolescentes tirarem o título de eleitor teve grande adesão no município

Prazo para regularizar título ou tirar o documento pela 1ª vez terminou no último dia 4

Prazo para regularizar título ou tirar o documento pela 1ª vez terminou no último dia 4. Foto: Ivan Ambrósio

COLÉGIO FUTURO - Horizontal meio da noticia

A campanha “BoraVotar”, feita pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para conscientizar eleitores entre 16 e 17 anos e que foi turbinada voluntariamente por artistas brasileiros e internacionais nas redes sociais resultou em uma avalanche de jovens aptos a irem às urnas este ano em Penápolis, onde serão escolhidos deputados estaduais, federais, governador e presidente.

O número de adolescentes que tiraram o documento quadruplicou no município, em comparação com os dados de dezembro de 2021. Levantamento feito no sistema da Justiça Eleitoral mostra que a quantidade de jovens somava 97. Deste total, 29 eram de 16 anos e 68 estavam com 17. Já em abril deste ano, a cidade atingiu 327 eleitores com estas idades.


ENGAJAMENTO

O voto não é obrigatório nesta faixa etária. O aumento foi de 237%. O total de eleitores de 16 passou para 108 - elevação de 272% -, enquanto a somatória de votantes de 17 foi a 219, um salto de 222%. A força do movimento em busca dos mais jovens teve maior efeito entre as meninas. Em dezembro, eram 15 eleitoras com 16 neste extrato do eleitorado.

Já em abril, elas somaram 62. As com 17, que eram 32, passaram para 112. Os garotos, por sua vez, também tiveram um aumento. Com 16, os eleitores eram 14 em dezembro e, agora, são 46. Os que possuem 17 anos, passaram de 36 para 107.

O total de eleitores de Penápolis, registrado até abril, é de 38.700. Os dados gerais oficiais para a eleição deste ano serão divulgados pelo TSE até julho. A mobilização da campanha envolveu celebridades como o sambista Zeca Pagodinho, a cantora Anitta e o ator Mark Hamill, da série de filmes Star Wars.

O movimento foi lançado, inicialmente, por simpatizantes da esquerda. Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, posteriormente, também engrossaram as mobilizações, o que aumentou o volume da mobilização de forma geral.


PRAZO

O prazo para regularizar título ou para tirar o documento para votar pela primeira vez terminou no último dia 4. Na época, em uma ação idealizada pelas vereadoras Letícia Sader (MDB), Professora Jandinéia (PT) e Professor Bruno (PSD), ocorreu um plantão direcionado ao público jovem que desejava tirar seu documento para votar nas eleições deste ano.

A ação foi no Colégio UP, onde uma equipe de voluntários permaneceu no local auxiliando os interessados de forma gratuita. A campanha contou com o auxílio do LEO. Além disso, os cartórios eleitorais da cidade – 87ª que atende Penápolis e 289ª que presta serviços para os moradores da microrregião –, atenderam em horário especial.

Houve fila de pessoas que buscaram os locais para regularizar a situação. A data de fechamento do cadastro é estabelecida pelo artigo 91 da lei 9.054/97, que veta o recebimento pela Justiça Eleitoral de requerimentos de inscrição ou de transferência dentro dos 150 dias anteriores à data do pleito.

Eleitores e eleitoras não precisam fazer a coleta biométrica para poderem votar nas eleições. O cadastro está suspenso desde o início da pandemia em 2020. Aqueles que tiveram o título cancelado por não comparecerem às revisões biométricas obrigatórias realizadas em 2019 poderão votar normalmente no pleito deste ano. Os efeitos do cancelamento foram suspensos pelo TSE.



BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.