Campanha para Conselho Tutelar já está nas ruas
Cidade
Ao todo são 33 candidatos concorrendo a cinco vagas em Penápolis
Carlos Netto 25/08/2019Organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e presidido pelo professor Paulo Henrique Sanchez, que também é secretário municipal de Esportes, acontece no próximo dia 6 de outubro a eleição para o Conselho Tutelar de Penápolis.
A campanha, que já está “nas ruas”, promete ser uma das mais acirradas, com a distribuição de “santinhos”, além das redes sociais como Facebook que publicam, a cada momento mensagens diferentes sobre a qualidade de um mesmo candidato, e até o pedido formal do voto.
“Nos últimos dias, eu e minha esposa recebemos uma série de convites para amizades, e quando a gente vai ver é um candidato ao conselho”, disse o segurança patrimonial José Carlos.
A reportagem apurou que vários candidatos ao conselho estão formando grupos em Whatsapp, sempre atualizando as mensagens e os pedidos do voto e reforçando aos eleitores que a votação será das 8h às 17h, na escola Augusto Pereira de Moraes, no centro da cidade.
Até o dia 6 de outubro os 33 candidatos podem fazer campanha presencial ou em redes sociais na internet para se apresentarem e pedirem votos
Conforme avaliou o presidente do conselho, Paulo Sanchez, essa concorrência acima do habitual se deve ao fato de que, além do número de candidatos ser o maior nesta eleição, a capacitação profissional deles também é fator preponderante para o cargo. Serão cinco eleitos e cinco suplentes que tomarão posse em 10 de janeiro de 2020.
Para o CMDCA, todos os candidatos possuem o perfil esperado e apresentaram atestados que comprovam a experiência com trabalhos na área e exercem atividades remuneradas.
“Eles foram aprovados em todos os processos de exclusão feitos para avaliar suas capacidades, inclusive prova escrita e avaliação psicológica, quesitos aplicados pela primeira vez pelo conselho”, destacou Paulo Sanches, argumentando que essa avaliação foi muito importante para uma seleção mais rigorosa dos candidatos.
FUNÇÃO
O Conselho Tutelar é um órgão do município que tem como principal função, zelar pelos direitos das crianças do dos adolescentes, com autonomia funcional, não estando subordinado a nenhum outro órgão governamental.
O CMDCA espera que todos os eleitos, bem como seus suplentes, tenham disposição para o trabalho. “Todos (conselheiros) sabem que se trata de uma tarefa difícil, pois é preciso atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, além de prestar aconselhamento aos pais ou responsáveis. Então, é muito importante o conselheiro saiba os limites de suas atribuições”, destacou.
REGRAS
Nessa eleição, algumas regras precisam ser observadas, sendo uma delas a proibição de cartazes ou banner em locais públicos ou privados. A chamada boca de urna, no dia da eleição, bem como o transporte de eleitores, também não são permitidos, seguindo as regras eleitorais já conhecidas nas eleições municipais ou nacionais.
Denúncias sobre possíveis irregularidades devem ser encaminhadas ao Ministério Público para avaliação do órgão, já que a campanha do candidato ao conselho segue as normas eleitorais, como a distribuição de santinhos, campanha em suas próprias redes sociais e até carro de som até as 22h.
O eleitor poderá votar em até cinco candidatos, por isso é muito importante ele os conheça, saiba de seu trabalho na área e escolha aquele que julgar mais preparado para exercer a função nos próximos quatro anos.
Confira quem são os candidatos:
Aline Castro Lortscher Rahal
Antônio Carlos de Oliveira
Antônio Sidney Marques
Cristiane Aparecida Lopes Correia
Daniela Maria Ribeiro da Silva
Diogo Corassa Passarine
Elisângela Crivelari Torres
Fabricio Tales Ribeiro Lopes
Flaviana Castilho de Oliveira
Gabriela da Silva Santos
Iolanda Maria Bartheman Bachiegga
Jhonatan Felipe Milla
João dos Santos
Joelma Pinheiro dos Santos
Laiza Ferreira Casula
Larissa Lopes dos Santos Azadinho
Luciana Vicente Silva
Maiara Fermiano dos Santos
Maiza Aparecida Moreira
Maria Celia da Silveira Yamamoto
Maria Sueli da Silva
Micaele Rodrigues Macedo Augusto
Michelle Aparecida Silva Rodrigues Nakamura
Nathalia Foizer Arantes Lacerda
Nathalia Gruppo Hilário
Paulo Gabilan Quintana
Roberto Nogueira Bastos
Ruth Pereira Dias
Sabrina Brandão Torrezan
Sueli de Fatima Recoaro
Tamiris Souza Campeol
Terezinha Rodrigues
Tomie Shinkai
Vanessa das Neves Matheus Pacanaro
Vania Aparecida de Brito Santino
Zilson Aparecido de Oliveira
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.